Para muitos não é novidade já faz tempo, mas a biomassa de banana verde está tomando um bom espaço na minha vida e nos meus estudos.. Acho que como todas as pessoas que já a conhecem, estou me apaixonando aos poucos por esta mágica descoberta que é a biomassa de banana verde.

Imagem da internet

o que é:

A biomassa de banana verde nada mais é do que um purê feito com a polpa de banana verde. Ela pode (e deve!) ser acrescentada nas mais diversas preparações, sem alterar o sabor, mas alterando muuuito do valor nutricional.

valor nutricional

Isso porque a biomassa de banana verde é rica em amido resistente, um nutriente que passa intacto pelo sistema digestório e será fermentado no intestino grosso pelas bactérias intestinais. Durante esta fermentação, são produzidos algumas substâncias, que contribuem para a saúde do cólon, funcionamento intestinal e além disso, inibem o crescimento de células cancerígenas. Além disso, o amido resistente é o carboidrato que libera energia ao organismo de forma lenta e gradual, de forma que proporciona uma sensação de saciedade prolongada. Isto é ótimo para auxiliar no controle e/ou perda de peso, e é também importante para o tratamento e prevenção do diabetes.

Imagem da internet

biomassa de banana verdre x farinha de banana verde

Além da biomassa de banana verde, existe também a farinha de banana verde. O valor nutricional das duas é muito parecido, e os benefícios também. Mas a maior diferença entre as duas versões é a presença da água. Para conferir os benefícios do amido resistente, o consumo do alimento deve estar associado a muuuuita água (como toda fibra), e a vantagem da biomassa é que ela já foi hidratada! Outro ponto divergente é que a farinha de banana verde deixa um sabor residual no produto final que a biomassa não deixa.

como usar

Você pode adicionar a biomassa de banana verde em qualquer tipo de preparação, ela age como espessante. Algumas boas ideias: vitaminas de frutas, molho de tomate e todos os outros tipos de molhos, sopas e caldos, purês doces e salgados, feijão, cremes no geral (como creme de milho ou de espinafre), bolos e docinhos de festa, massas caseiras… enfim, no que você quiser!!

como fazer

Você só vai precisar de bananas verdes de qualquer tipo, exceto as banana da terra

Imagem da internet

Modo de preparo:

– Lave bem as bananas com casca, preservando os talos para que fiquem bem fechadas

– Em uma panela de pressão, coloque água até a metade e leve ao fogo. Assim que ferver, adicione as bananas, tampe e deixe cozinhar. Assim que a panela começar a entrar em pressão, abaixe o fogo, aguarde 10 minutos e desligue – mas não abra a panela, deixe a pressão se desfazer naturalmente.

– Tire as bananas da panela, despreze a água, e retire a casca rapidamente, sem deixar as bananas esfriarem (se esfriarem irão endurecer). Coloque as polpas das frutas em um processador ou liquidificador, e bata até formar uma pasta. Se for necessário, adicione água fervente para deixar a massa mais macia.

Para congelar: ideal para o uso em sucos, vitaminas e shakes – deixe a biomassa mais liquida, acrescentando maior quantidade de água fervente no processador ou liquidificador, se for congelar. Pode ser congelada em forminhas de gelo

Para caldos e molhos: Congelar a banana cozida e sem casca. No momento do uso, deixar a banana descongelar à temperatura ambiente, e depois bater no processador ou liquidificador com o próprio caldo/molho fervente.

Para ver a receita no formato para impressão, clique aqui

Receita original: Dra Gisela Savioli, Nutricionista Funcional

8 Comentários

  • Sarah Moura

    Sou estudante de Nutrição e acho muito gratificante fazer essas pesquisas para aprender mais com profissionais que já estão no Mercado de trabalho para adquirir mais conhecimento e cuidar da saúde de um modo geral.
    Parabéns!

    • Thais

      Sarah, muito obrigada!
      Boa sorte para você na sua vida profissional, é mesmo muito gratificante trabalhar com nutrição!
      Se precisar de alguma coisa, não hesite em me procurar!
      Beijos

  • Viviane de Araujo Almeida

    Oi Thais tudo bem ?
    Gostaria muito da sua ajuda.
    A maioria das receitas que vai a biomassa, discrimina a quantidade de uso em gramas. Se eu colocar a minha pra congelar em forminha de gelo, cada “pedrinha de gelo de biomassa” terá quantas gramas? Voce saberia me informar? Eu nao tenho balança 🙁
    Obrigada
    Beijos

    • Thais

      Oi Viviane!
      Obrigada pelo seu contato.
      Puts, que pergunta difícil, não sei te responder. Depende muito do tamanho da sua forma de gelo e até mais especificamente do quanto de água você coloca para fazer a biomassa. Talvez o ideal fosse mesmo pesar seus cubinhos, ou tentar encontrar a medida caseira para as receitas que dizem em gramas.
      De qualquer forma, vou procurar saber alguma coisa. Se encontrar te digo!! rsrs
      Boa sorte 🙂
      Beijos

      • Viviane

        Oi Thais
        Muito obrigada pelo seu rapido retorno!
        Bjs,
        Viviane

Dúvida? Opinião? Sugestão? Deixe um comentário!