01/08 e, pelo terceiro ano, não haveria como deixar passar em branco o dia mundial da amamentação. A amamentação é com certeza uma parte muito importante dentro da nutrição humana, e também por isso, uma das que mais me encanta. A amamentação é uma das grandes provas da perfeição que o corpo humano trabalha, de como o instinto de sobrevivência ensina o binômio mãe-bebê a se conhecer e se adaptar à nova fase.

Nem sempre é tão simples como parece ou como gostaríamos, e a verdade é que dá trabalho, exige paciência e dedicação da mãe. Mas o depoimento que minha paciente Giuliana deu no ano passado, publicado em comemoração à este dia (veja aqui), deixa mais do que claro o quanto vale a pena!

Para este ano, a comemoração para o dia da amamentação está dedicada àquelas que ainda vão iniciar o processo. “Teach me how to breast feed” (ou, “Ensine-me a amamentar”) é um rap didático que ensina e orienta as mães a amamentar. Acho o má-xi-mo!

Quem fez foi uma moça chamada TaNefer Lumukanda, ela é orientadora de amamentação na Califórnia. Ela resolveu fazer a música quando percebeu que mulheres de várias comunidades diferentes tinham os mesmos medos sobre amamentação (e é também o que percebo em consultório): achavam que tinham pouco leite, ficavam desconfortáveis em amamentar em público, tinham pouco suporte da família e comunidade para a amamentação, etc. Segundo um texto no blog dela, no hospital onde ela trabalha, eles têm vários tipos de materiais diferentes que orientam as mães sobre amamentação, de folhetos à marcadores de livros. Mas não tinham uma música! rsrs, então aí vai!

Teach me how to breastfeed – TaNefer Lumukunda (2013)

– Hey T?

– What?

– Can you teach me how to breast feed? I heard its free and all my baby really need.

Você pode me ensinar a amamentar? Eu soube que é de graça, e tudo o que meu bebê precisa!

– You listen up, grap your partner and I’ll show you how, it’s super easy and the best way to feed your child.

Escute, chame seu parceiro, que vou te mostrar o que fazer, é muito fácil e a melhor maneira de alimentar seu filho.

Hold your baby close and let her pick a side, nose to niple will help her open really wide

Coloque seu bebê perto de você, e deixe que ele escolha um dos lados, nariz no mamilo o ajudará a abrir bem a boca

Lay back and put your baby on top of you, get confort and watch what she will make and do

Encoste-se e coloque o bebê em você, fique confortável e veja o que ele vai fazer

If it’s all right, it shouldn’t hurt you, dont worry if the other sides squirts too.

Se estiver tudo certo, não vai te machucar, e não se preocupe se do outro lado esguichar também

When you feed her, dont watch your clock, cause baby girl knows just when to stop

Enquanto você amamenta, não olhe no relógio, o bebê saberá quando parar

Skin to skin, keeps you baby nice and warm, cross creado, support your baby in your arms, it may take time, but be patient, feed her on the middle, dont keep that baby waiting!

Pele com pele mantém seu bebê quentinho, e o deixe apoiado em seus braços, pode ser que demore, mas tenha paciência! E alimente-o em qualquer lugar, não deixe o bebê esperando!

Refrão

Teach me how to breast feed, teach me teach me how to breast feed (x2) Ensine-me a amamentar, me ensine me ensine amamentar

All the babies love it all all the babies love it, all the babies love it, you aint mess with my breast milk

Todos os bebês adoram, todos adoram, e não é você que vai estragar meu leite

Your miracles pill with lots of vitamins plus the milk protection that only you can give

Suas pilulas milagrosas, cheias de vitaminas e a proteção do leite, só você pode dar

The first milk, we call it liquid gold perfect for newborn, thats only one day long. It’s super steacky and it’s thick like honey, just the right amount for your baby tiny tummy,

O primeiro leite se chama colostro, é perfeito para os recém nascidos, e só dura um dia. É pegajoso, espesso como mel, e na quantidade certa para a barriguinha do bebê

So when you see that poop and you wanna scream, by day 2 it should go from black to green. If the poops are frequent and a mustard yellow you are doing good, so let the flow.

Então, quando você ver o cocô e se desesperar, no segundo dia já deve mudar de preto para verde. E se os cocôs são frequentes e amarelos, você está indo bem, então deixe fluir

Dont forget to nurse on both sides, sit back relax and steare into your baby’s eyes.

Não se esqueça de oferecer os dois lados, sente-se, relaxe, e olhe nos olhos do seu bebê.

You can be a A cup or a tripple D, you’ll steel make all the milk your baby needs. Healthy and strong your baby will surely grow, your braw will last forever, only you will know.

Você pode ser tamanho PP ou GG, de qualquer jeito você terá todo o leite que seu bebê precisa. Forte e saudável, com certeza seu bebê irá crescer, e seus sutiãs serão os mesmos, só você irá saber

Refrão

Não existem comentários ainda.

Dúvida? Opinião? Sugestão? Deixe um comentário!