Que consumir castanhas ou outras sementes oleaginosas é bom, muita gente sabe – e eu inclusive já falei bastante das castanhas aqui: Sobre sementes oleaginosas. Mas o que algumas pessoas sempre perguntam é qual é a melhor forma de armazenar castanhas em casa para que durem bastante, e para que as propriedades nutricionais sejam preservadas?

O primeiro cuidado a ser tomado é com a contaminação. Muitos produtos (principalmente quando comprados à granel) estão contaminados com mofo ou pequenos ovos de insetos – ainda que invisível aos olhos. Então o ideal é comprar os produtos já embalados pela indústria ou sempre em locais de extrema confiança, além, claro, de ficar de olho no prazo de validade.

castanhas à granel
Eu mesma adoro compra à granel! Mas precisa tomar muito cuidado…

Outro ponto importante é o recipiente onde as castanhas serão armazenadas. É importante que, assim que chegar em casa, sejam tiradas dos saquinhos onde são vendidas, e sejam colocadas em um recipiente limpo e seco, preferencialmente de vidro ou aço inoxidável, e com fechamento hermético ou com rosca.

O alto teor de gorduras e antioxidantes das castanhas as deixam muito sensíveis à temperatura ambiente ou quente, luminosidade, e até contato com o ar. Então, para evitar a perda de nutrientes e que a gordura fique rançosa, é importante cuidar destas variáveis. O ideal é armazenar as castanhas em local fechado, sob refrigeração. As temperaturas mais baixas também previnem a perda de umidade e o desenvolvimento de mofo ou a eclosão de ovos em pequenas larvas. Se mantidas em temperatura ambiente, as castanhas duram no máximo 2 semanas, quando em refrigeração, podem durar meses! – exemplo: amêndoas sem casca e refrigeradas, 9 meses; nozes, 12 meses; castanha do Pará, 9 meses.

Fique sempre atento à cor e sabor das castanhas. Colorações escuras ou amareladas e/ou sabor alterado (como gordura rançosa) são grandes indicadores de que a semente oleaginosa já perdeu boa parte de suas propriedades, e não está mais adequada para consumo.

castanhas inteiras

Procure também comprar as oleaginosas sempre inteiras. Quando em pedaços, quebradas ou em pó, o contato com o ar e exposição à luz já ocorreram de forma muito significativa, então a perda de nutrientes provavelmente foi potencializada. É bem possível que o sabor da castanha já esteja alterado nestes casos. Prefira picar ou moer em casa, momentos antes do consumo.

Sabendo armazenar bem, é só aproveitar todos os benefícios que estas sementes oleaginosas trazem para nossa saúde!

15 Comentários

  • Diniz

    Bom dia, importante as informações de como armazenar, eu comprei nozes recentemente em lugar que achei confiável e ela está com gosto de ranço, solicito indicação de onde comprar já embaladas que sejam confiáveis. Obrigado pelas dicas e parabéns pelo trabalho
    Diniz

    • Thais Lara

      Diniz, obrigada pelo comentário.
      Alguns supermercados vendem castanhas já embaladas, e nestas dá para confiar sim!

  • Gonçalo Geraldo da Silva

    Simplismente meu muito obrigado, valeu Gente…

    • Thais Lara

      Obrigada Gonçalo! 🙂

  • Maria Regina Ramos

    Bom dia! Excelente dica de como armazenar as castanhas de modo geral….sempre guardei em vidros mas sempre fora da geladeira. Hoje fui abrir um vidro com um mix de castanhas, para minha surpresa, tinha uma borboletinha cinza que ficou voando no vidro. Então no mínimo, deve ter vindo com larvas e agora ela eclodiu…levei até um susto. Minha pergunta é: deve jogar fora esse mix? Não serve mais para o consumo? Muito grata pela ajuda!
    Maria Regina

  • ilcassia lohr

    qual o prazo de validade da castanha do pará na casca?

  • Maria S.M. Fonseca

    Por causa disso resolvi comprar embaladas com a casca. Quase todas estavam ruíns. Aqui em Salvador não tem nenhum lugar que venda nozes sadias. Todas vêm com aquela poeirinha que significa conter bichinhos. Castanhas do Pará também não se acha. Uma vez comprei boas e novas no mercado de Aracajú.

  • José Antonio

    bom dia …Você acha possível armazenar as castanhas em vidros acrescidas de sal?? teríamos algum beneficio para o armazenamento ?? Estou colhendo as em Rondônia, e gostaria de comercializa las em São Paulo..

    • Thais Lara

      José Antonio
      Para a comercialização existem normas específicas, não sei te dizer ao certo. Recomendo buscar ajuda especializada na área
      Att

  • Fellipe

    Posso armazenar as catanhas de caju em uma vasilha de plastico e colocar na geladeira, certo ?

    • Thais Lara

      Certo, Fellipe!

  • Vandete Edna de moura

    Bom dia posso guarda as castanha do para em um pote de plastico e por na geladeira ou tem que ser no congelador

    • Thais Lara

      Pode ser na geladeira, Vandete!

  • DENISE ALVES DA SILVA

    Olá! Boa-Tarde! Posso armazenar as castanhas de caju ou qualquer outra na geladeira após elas terem ficado de molho? E por quanto tempo?

    • Thais Lara

      Pode sim, Denise. Por no máximo 1 semana. Bjs

Dúvida? Opinião? Sugestão? Deixe um comentário!