Ultimamente tenho buscado/inventado preparações que sejam rápidas e completas para refeições que eu não tenha muito tempo para cozinhar. Quem me acompanha no instagram (já segue? é @blognutrirbem) e a página no facebook viu que outro dia eu fiz couscouz marroquino (que é muito prático e eu adoro!), e na semana passada foi a vez da beringela recheada.

beringela recheada_img

A beringela (ou berinjela) é um vegetal riquíssimo em fibras, e por isso faz jus à fama de ajudar a reduzir o colesterol e a glicemia, alem de melhorar o funcionamento do intestino. A beringela também tem composição variada de vitaminas e minerais (complexo B, C, K, zinco, magnésio, cálcio, potássio, ferro), o que a confere alto poder antioxidante, função importante para a prevenção de uma série de doenças, inclusive câncer, doenças cardíacas e neurológicas.

Esta receita da beringela foi uma adaptação de uma receita que eu encontrei na internet, e serviu muito bem ao propósito que eu estava buscando: um jantar gostoso, saudável e sem muito trabalho!

Então, vamos à receita:

Ingredientes:

2 beringelas

1 cebola

300g de carne moída

1/2 xícara de quinoa em grãos

5 tomates sem pele

1 xícara de chá de molho de tomate

Óleo vegetal/azeite/manteiga para refogar

Ervas e sal à gosto

Modo de preparo:

Refogue a care moída com o óleo, cebola e os temperos à gosto. Quando a carne estiver dourada, adicione os tomates sem pele e refogue um pouco mais (se quiser, pode adicionar um pouco de molho também).

Enquanto isso, refogue também com um pouco de cebola a quinoa, e em seguida adicione 1 xícara de água. Deixe cozinhar, e desligue quando a água secar (pode ser necessário colocar um pouco mais de água até que os grãos estejam bem cozidos).

Corte as beringelas ao meio e retire o miolo. Pique-os e adicione ao refogado de carne moída com tomate. Depois da quinoa cozida e carne moída refogada com beringela, junte os dois e acerte o sal.

refogado

Coloque o refogado dentro das beringelas cavadas e coloque-as em uma assadeira. Jogue um pouco de molho de tomate na assadeira e por cima das beringelas. Leve ao forno por aproximadamente 30minutos, até que as barquinhas de beringela estejam cozidas. Sirva com salada ou legumes cozidos.

prato completo

Da mesma forma que eu adaptei a receita aos ingredientes que tinha em casa, ela também pode ser adaptada aos seus gostos e disponibilidade de alimentos. Por exemplo, troque a beringela por abobrinha ou pimentão; a quinoa pode ser substituída por arroz integral; coloque mais legumes picados no refogado com a carne….

Enfim, invente sua própria versão de cada receita 🙂

Para ver a versão para impressão desta receita, clique aqui.

Não existem comentários ainda.

Dúvida? Opinião? Sugestão? Deixe um comentário!