Esta é mais uma daquelas receitas que fazem super e que com certeza deverá ser repetida sem medo! Trata-se de um bolo de cenoura rico em fibras, com pouco açúcar, e sem gluten! Aliás, dependendo do leite escolhido, pode ser sem lactose também! Enfim, é bastante versátil, pode ser um delicioso lanche da tarde (para crianças e adultos!) ou ainda para tomar com café no final de semana.

bolo de cenoura1_edit

Pode também ser versátil no sabor, acredito que a base da receita aceite bem mudanças: pense em adicionar cacau à massa, ou ainda quem sabe trocar as cenouras por beterrabas? Mas sem esquecer que açúcar é açúcar, e nada em  excesso faz bem. A receita original é da nutricionista Fernanda Scheer.

Ingredientes:

3 ovos

1/2 xícara de açúcar

1/2 xícara de óleo de canola ou de coco

3/4 xicara de leite desnatado ou leite de coco ou qualquer outro leite vegetal

1 xícara de farinha de arroz integral

1 xícara de farinha de milho

2 colheres de sopa de farinha de linhaça

2 colheres de sopa de semente de chia

3 cenouras raladas

1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:

Bata no liquidificador as gemas , o açúcar e o óleo. Acrescente a cenoura, a linhaça, a chia e as farinhas. Adicione o leite aos poucos. Separadamente, bata as claras em neve e acrescente à mistura, de forma delicada. Coloque o fermento e mexa. Unte uma forma com manteiga, margarina ou óleo e polvilhe com a farinha de milho. Asse em forno pré aquecido, por aproximadamente 40 minutos.

bolo de cenoura2_edit

O melhor desta receita é que o bolo fica bem fofinho e não muito doce! Você pode ainda incrementar com uma calda de chocolate amargo, com cacau em pó, leite e um pouquinho de óleo de coco, para dar a textura.

Para ver a receita em modo para impressão, clique aqui.

Não existem comentários ainda.

Dúvida? Opinião? Sugestão? Deixe um comentário!