Uma das coisas que eu mais AMO comer é doce, em especial chocolate. Sim, mesmo sendo nutricionista, eu AMO doces, e como sim, quando acho que devo. Lembram, sou do time #comidadeverdade, e comer um brigadeiro me faz muito feliz. Quem me acompanha no instagram (@blognutrirbem) e no facebook viu que neste final de semana fiz um teste de brigadeiro saudável.. e não é que deu certo? 🙂 Eu queria que meu brigadeiro não tivesse açúcar e se possível mais alguns benefícios. Ultimamente, a biomassa de banana verde tem me encantado bastante (ainda não sabe porque? Veja este post: Alimento do momento: biomassa de banana verde), então fui atrás de uma receita de leite condensado de biomassa.

Leite condensado de biomassa de banana verde

Ingredientes:

2 xícaras de leite em pó desnatado

5 colheres de sopa de biomassa de banana verde (receita de biomassa de banana verde: veja aqui)

2 colheres de sopa de adoçante para forno e fogão

Água morna

Modo de preparo:

Misture o leite em pó com o adoçante e acrescente 150ml de água morna, para diluir o leite. Adicione a biomassa e misture. Para deixar a mistura mais homogênea, use o mixer ou liquidificador. Se for necessário, acrescente mais água morna, até atingir a consistência desejada.

Esta receita é bem versátil e pode ser usada para outras preparações. Então, para o brigadeiro, usei aproximadamente 2/3 do rendimento do leite condensado. Levei ao fogo junto com 1,5 colher de sobremesa de cacau em pó, mais 1 colher de sobremesa de adoçante para forno e fogão e deixei cozinhar.

brigadeiro fit funcional_edit
Olha aí como ficou!

Depois dele, com o outro 1/3 do leite condensado, eu testei um brigadeiro branco. Levei o leite condensado no fogo com 1 colher de sobremesa de adoçante para forno e fogão e 2 colheres de café de essência de baunilha. Deixei cozinhar um pouquinho e pronto! Ficou um ótimo acompanhamento para algumas uvas sem caroço que eu tinha em casa! (Para ver estas receitas no modo impressão, clique aqui)

Algumas observações:

– a receita original de leite condensado sugeria que a diluição do leite em pó fosse com menos água. Acrescentei mais do que a recomendação, mas achei que poderia ainda colocar mais. O volume de 150mL fui eu que sugeri, mas se você for fazer em casa e achar que pode colocar mais água, go ahead!

– o brigadeiro preto eu deixei cozinhar até que ficasse com consistência de brigadeiro. Mas me esqueci do detalhe que, quando fria, a biomassa fica mais dura. Então depois de frio, o brigadeiro ficou bem consistente, quase como um pudim. Já no branco, deixei cozinhar menos, tirei do fogo ainda um pouco liquido. Depois de frio ficou na consistência ideal, de brigadeiro mesmo.

Em resumo, esta receita pode (e deve) ser aprimorada. E não esqueçam de me contar aqui quais foram as mudanças que vocês fizeram, ok?!

Enjoy!

15 Comentários

  • Taís

    Eu posso substituir o leite em pó por outro ingrediente? Sou intolerante a lactose, infelizmente.

    • Thais

      Tais
      Eu nunca testei, mas acredito que com leite de soja em pó deva funcionar!
      Depois me conte como ficou!
      Beijo

  • Miahandcrafter

    Olá, Thais,
    Fiz a receita e adorei! Quero fazer de novo e estava pensando se não daria para substituir parte do leite em pó e aguá por leite de avelãs ou amêndoas, você tem alguma sugestão de como substituir?
    Obrigada!

    • Thais

      Oi Mia!
      Obrigada pelo seu contato.
      Achei uma ótima ideia esta substituição, mas nunca tentei. Provavelmente funciona sim. Me conta depois como ficou?
      Beijos!

  • Gabriela

    Olá!
    Este brigadeiro fica no ponto de enrolar, como os de festinha? Gostaria de fazer um brigadeiro assim para o meu aniversario…Bjos!

    • Thais

      Dá para enrolar sim, Gabriela! Na verdade, depois de fria a biomassa endurece bastante, então o quanto mais vc deixar cozinhar, mais durinho ele vai ficar depois. Depois conte como ficou!
      Beijo!

  • Bárbara

    Thais, você sabe qntas calorias tem em media? obrigada!

    • Thais

      Oi Barbara
      Puts, difícil dizer. Mas sabe, eu não sou muito a favor de contar calorias e se basear nisso para fazer as escolhas alimentares. Então o que posso te dizer é que esta receita com certeza é mais saudável do que a versão comum do brigadeiro, tem mais fibras e bem menos açúcar. Ajuda bastante a reduzir a vontade de doces, e de quebra traz um monte de benefícios para seu organismo. Será que ajudei? rs
      Beijos, obrigada pela visita!

  • Sandra Franco

    Olá Thais adorei a receita, to tomando coragem pra fazer, vou acompanhar o blog sempre, tenho que ter ajuda pq pra sair dos 3 digitos tenho que eliminar 26 kg, dai vou recomeçar como se não tivesse feito nada……abraços

    • Thais

      Oi Sandra
      Que bom que gostou da receita!
      Obrigada pela visita, fico feliz em saber que o blog te da um apoio extra para seu processo de emagrecimento.
      Se eu puder te ajudar em alguma coisa, por favor, não deixe de me procurar!
      Beijos!

  • Alexandra Lasevitch

    Olá meninas !
    Experimentem trocar por leite de coco.
    Divino …
    Bj

  • Eliete Bacelar

    Fiz o leite condensado e ficou ótimo! Coloquei o suco de 1 limão e virou um mousse de limão, deliciosos!

    • Thais Lara

      Nossa Eliete, deve mesmo ter ficado ótimo! Vou experimentar também 🙂

  • Christiane

    Ola Thais ! Adorei o site ! Vi essa receita e gostei, mas tenho uma dúvida: posso usar aFARINHA DE BANANA VERDE ??? Se não for nessa receita em qual outra posso usar ? Desde já agradeço pela atenção !! Beijos. Chris

    • Thais Lara

      Oi Chris
      Eu nunca testei com a farinha de banana verde, mas acredito que dê certo sim. Só não sei se a consistência fica a mesma…
      Me conta depois como ficou 🙂
      beijo

Dúvida? Opinião? Sugestão? Deixe um comentário!