Uma das formas mais interessantes de garantir uma boa alimentação e variedade de nutrientes é prestando atenção ao colorido do prato todos os dias.

Parece até uma regra boba, uma espécie de brincadeira usada para estimular as crianças a manter uma alimentação variada. Mas a verdade é que um prato colorido é, de fato, muito mais saudável do que uma refeição monocromática.

alimentos coloridos

O que dá cor ao prato?

Os responsáveis por dar cor aos alimentos são compostos bioativos. Compostos bioativos são substâncias presentes em frutas e vegetais e que trabalham em favor da nossa saúde e bom funcionamento do organismo como um todo. Alguns compostos bioativos conhecidos são isoflavonas, carotenoides, resveratrol, catequinas, e cada um deles promove um benefício específico à saúde. Ou seja, a cor dos alimentos é fator importante na alimentação e para garantir uma boa variedade de nutrientes e os mais diversos benefícios à saúde, é preciso investir em pratos bem coloridos.

O ideal é que as duas refeições maiores do dia (almoço e jantar) tenham cinco cores e que as menores (café da manhã e lanches) tenham pelo menos três.

Entenda abaixo como cada cor atua em nossa saúde e em nossos corpos:

 

Diante de tantos benefícios, fica claro que um bom primeiro passo para quem quer melhorar a alimentação é bem simples: colorir as refeições. Para isso, é preciso prestar atenção nas cores que já estão regularmente presentes nas suas refeições para que você possa incluir, com consciência, aquelas cores que normalmente não fazem parte do seu menu.

Assinatura Thais C. LaraNutricionista

Não existem comentários ainda.

Dúvida? Opinião? Sugestão? Deixe um comentário!