Hoje, dia 14 de novembro, é o dia Mundial do Diabetes.

O Diabetes é uma doença crônica, silenciosa, que deve receber muito cuidado e atenção, pois, assim como a obesidade, tem se tornado uma epidemia mundial! É importante lembrar que o diabetes não tem cura, mas tem controle!!! E quando o diabetes é mal controlado, o paciente pode ter consequências graves na saúde – a glicemia alta afeta órgãos como fígado, rins, olhos e coração.

Diabetes tipo 1: é uma doença auto-imune, onde a pessoa pára de produzir insulina, o hormônio necessário para que a glicose (açúcar, fonte energética para o organismo) entre nas células. Nestes casos, a pessoa precisa tomar insulina para regular seu metabolismo.

Diabetes tipo 2: é o mais comum, normalmente relacionado à sobrepeso ou obesidade, sedentarismo, hereditariedade. Aqui, não necessariamente a pessoa precisará tomar insulina, pois seu organismo ainda a produz. Serão usados medicamentos para controlar a glicemia, e cuidados alimentares são essenciais.

Mas o que eu acho mais legal, é que o controle do diabetes é muito simples: estilo de vida saudável. Ou seja, nada diferente do que toda a população deveria fazer!!!

Então, para controlar o diabetes ou prevenir seu aparecimento:

– faça atividades físicas regularmente. A recomendação é de 150 minutos/semana. Converse com o seu médico sobre qual é o melhor tipo de exercício físico para você;

– siga as orientações do seu médico, tome as medicações nos horários e dosagens recomendadas por ele;

– tenha uma alimentação saudável: rica em frutas, verduras, legumes, laticínios magros (leite e iogurte desnatados, queijos brancos), dê preferência à pães, massas e cereais integrais, modere no consumo de açúcares, doces e alimentos gordurosos. Procure ingerir 2 litros de água por dia e evite ficar mais do que 3h sem comer;

– mantenha-se no seu peso saudável!!!

Viu só?? São orientações para todos, tenham um estilo de vida saudável!!!

Se você gostou deste post, poderá gostar também:

Dia mundial da alimentação

11 de outubro, dia nacional da obesidade!

Suco amigo do coração

O complexo tratamento da obesidade

Não existem comentários ainda.

Dúvida? Opinião? Sugestão? Deixe um comentário!