Um dos questionamentos mais comuns no consultório é referente aos nuggets/empanados de frango. Muitos se surpreendem quando os alerto sobre a má qualidade deste produto e não recomendo o uso. Então, segue aqui 3 motivos reais (e suficientes) para não consumir mais este tipo de produto!

#1 fritos

Ainda que você tenha o cuidado e a boa intenção de assar os empanados na sua casa, sinto muito, mas o estrago já foi feito ainda na indústria. Sim, pois como parte do processamento do alimento, é necessário que ele passe por uma etapa de fritura para garantir sua boa conservação. O produto deve passar por um curto período de tempo (entre 20 e 35 segundos) mergulhado em óleo sob altas temperaturas para fixar a cobertura de farinha (que caracteriza o empanado), contribuir para sua cor final, e auxiliar na conservação do produto em baixas temperaturas (congelamento) sem causar prejuízos ao sabor, quando for consumido. No entanto, durante este processo, parte do óleo de fritura é absorvido de forma que pode representar entre 10-20% do peso final do produto empanado final.

Outro ponto interessante é que, a qualidade do produto final também depende da qualidade do óleo que foi usado para esta etapa de fritura. Para a industria as gorduras saturadas (aquelas que não são benéficas para a saúde) deixam o produto final com uma melhor apresentação e maior prazo de validade do produto.

#2 lista de ingredientes

Repare na lista de ingredientes. É bem difícil que você encontre nestes produtos algo como “peito de frango” ou “sobrecoxa de frango”. O frango destes filezinhos são sempre uma miscelânea de carne de frango e outros, que podemos entender como partes do frango que você não comeria se soubesse o que são. Muitas pessoas que conheço não comem mais salsicha e lingüiça desde que souberam do que são feitas. Acredite, os empanados de frango não são muito diferentes.

#3 tabela nutricional

Claro que com este monte de coisas adicionadas e altamente processadas, a tabela nutricional não seria das melhores… Em geral, muitas calorias para baixa qualidade nutricional. Muita gordura, em especial a saturada e alguns até com gordura trans (que aumenta o colesterol e risco para doenças cardiovasculares). E como todo produto altamente processado, muitíssimo sódio!

Nuggets de frango tradicional

rotulo nuggets

E aí, você realmente acha que a industria está se preocupando se o empanado que você está comprando faz bem para sua saúde?

A indústria não, mas eu estou! Da série not so fast food, segue aqui uma das receitas que eu mais gosto, e mais um motivo forte para não consumir os empanados industrializados:

Nuggets caseiros de frango ou atum

Muito mais saboroso, saudável e igualmente prático. Receita original da minha colega Giórgia Pfieifer.

Ingredientes

– 250g de frango moído ou desfiado ou atum

– 1 xícara de chá de aveia em flocos

– água

– azeite

– gergelim e um pouco mais de aveia para “empanar”

Modo de fazer:

– Refogue o frango e tempere-o ao seu gosto.

pre preparo1

– Cozinhe a aveia no microondas, com uma quantidade de água que cubra a aveia (o ponto de cozimento é como se fosse uma “papa”).

– Junte o frango já refogado, para formar uma massa. Unte as mãos com um pouco de azeite, e modele os nuggets da forma que quiser.

pre preparo2

– Empane-o na mistura de aveia em flocos + gergelim, e leve-os para assar.

observações:

– se o frango for substituído por atum em óleo, não precisa refogar

– você pode congelar os nuggets antes de assar. Coloque-os em saquinhos plásticos e deixe no freezer. Na hora do preparo, retire-os do freezer, e leve direto ao forno

– para as crianças, use formas em forma de coração, estrela ou carro, por exemplo. Elas adoram!!

Para ver a receita completa, clique aqui.

7 Comentários

  • Green Foster

    Caramba, eu não sei mais o que fazer. Tudo faz mal e frutas e produtos orgânicos estão caaaaaros demais.

    • Thais

      Rsrs, calma, Arthur, se alimentar bem não precisa ser tao difícil..
      Eleja alguns produtos para serem organicos e procure feiras e mercados organicos. A diferença de preços já não é tão grande, as vezes nem existe. Procure optar sempre por produtos naturais, e evitar o máximo de industrializados que puder. Não é tudo que faz mal, apenas o que é altamente processado e industrializado!!
      Se eu puder te ajudar em alguma coisa, por favor me avise!
      Boa sorte!! : )

      • anderson

        Show!

  • Vanessa Bittencourt Ribeiro

    Oi Thais.
    Gostaria de te parabenizar pelo blog e dizer que adoro o Nutrir Bem…adoro as receitinhas mais light/diet e acho muito bonita a tua atitude de propagar a ideia de uma alimentação saudável. Então mais uma vez…PARABÉNS!

    • Thais

      Muito obrigada, Vanessa!
      Alimentação saudável é a base de tudo né? Felizes aqueles que têm consciência disso!

  • Irinea Fernandes Guimarães

    Gostaria saber se em campinas tem algum lugar que encontramos alimentos light já preparado. Obrigada

    • Thais Lara

      Irinea, não conheço nenhum lugar para te indicar…

Dúvida? Opinião? Sugestão? Deixe um comentário!