Festas de final de ano. Inevitáveis. Todo ano tem, e muito se engana quem fala apenas sobre natal e réveillon. Saídas para compras, happy hours, amigo secreto, confraternizações… começam muito antes da ceia de natal!! E então com a agenda tão cheia de compromissos com todo mundo,  é provável que você pule os exercícios físicos e acabe comendo em qualquer lugar. As mesas cheias de guloseimas e petiscos também não ajudam, e nos deixam mais propícios a comer demais, e então, é também provável que você ganhe um pouco de peso.

papainoel1

O que fazer para não ganhar peso e manter sua alimentação saudável nesta época do ano??

A primeira coisa é, mantenha-se ativo!! Ainda que seu tempo para as atividades físicas não seja o mesmo, intensifique os exercícios! Isto fará que  seu gasto calórico seja semelhante ao habitual, mas em menos tempo. Procure também estar ativo cotidianamente: suba de escada, pare o carro mais longe, dê uma volta a mais no shopping depois das compras, vá a pé para o trabalho, ande de bicicleta aos finais de semana… Se nesta época a propensão é ter um consumo calórico maior, procure ter um gasto calórico maior ainda!

Outra coisa importante é não aproveitar da situação para largar a mão de tudo. Não é porque você já sabe que é uma época de “pequenas exceções” que vai deixar de comer a cada três horas, esquecer da água durante o dia e deixar de lado a salada na hora do almoço…

lancheEm dias de confraternizações e comemorações, procure não chegar ao lugar com fome; um lanche saudável como uma fruta ou iogurte antes de sair já diminuem a ansiedade e te ajudam a fazer melhores escolhas quando chegar lá. Se você estiver levando um prato, procure fazer uma preparação saudável e que você goste. A dica também vale para os dias de compras – procure sempre comer algo saudável antes de sair para não cair nas tentações calóricas do shopping ou mercado.

Continue evitando ao máximo os petiscos e preparações fritos e/ou cheios de queijos,  refrigerantes (mesmo os light/zero) e bebidas alcoólicas.  Se for tomar bebidas alcoólicas, procure intercalar com copos de água, e reduza o número de doses que costuma beber. Lembre-se que bebidas alcoólicas têm calorias (e muitas!) que o organismo não consegue aproveitar! Não se esqueça que água e sucos naturais são sempre as melhores opções!

Ceia de natal e réveillon

papainoel04

Para os dias de festa, esteja consciente! Logo de cara, já tenha cuidado com os petiscos. Castanhas, nozes e frutas secas, super característicos desta época são altamente calóricos. Se for consumir, separe sua porção (quantidade equivalente a ½ xícara de café) e não caia na tentação de comê-los desenfreadamente.

Na hora da ceia, olhe as opções e escolha, antes de montar seu prato, o que vai comer: provar um pouquinho de tudo engloba um valor calórico bem alto, e é desnecessário. Saladas leves (nada de maionese ou molhos cremosos),  verduras e legumes e carnes magras, como peito de peru, chester ou lombo te ajudarão a não aumentar o peso. Também muito cuidado com os doces;  em meio a tantas opções calóricas, aproveite as frutas da época e faça delas sua sobremesa: pêssego, ameixa, cereja, abacaxi são excelentes opções.

Não se esqueça que esta época de confraternização é para aproveitar a companhia da família e dos amigos, e não apenas de refeições pesadas e cheias de calorias!!

natal

Veja aqui duas receitas para um final de ano mais saudável e magrinho:

Salpicão com queijo cottageLombo assado com molho de iogurte

O problema não é o peso que se ganha entre natal e ano novo, é entre o ano novo e o natal!!!

perder peso2

Se você gostou deste post, poderá gostar também:

Comer para perder

Dia Mundial do Diabetes

Sim, pizza, por que não?

Chás laxativos e diuréticos

Não existem comentários ainda.

Dúvida? Opinião? Sugestão? Deixe um comentário!