15 de maio de 2015, hoje é o Dia da Revolução pela Comida, ou Food Revolution Day, campanha criada em 2012 pelo chef inglês Jamie Oliver.

food revolution day_logo

Atualmente são mais e 90 países participantes, e o Food Revolution Day é uma campanha para motivar as pessoas a buscarem o conhecimento e direito a uma alimentação saudável. Neste ano, a campanha tem objetivo central conseguir 1.500.000 assinaturas em uma petição online (assine aqui) que pede que a educação alimentar seja uma disciplina obrigatória nos currículos escolares de todos os países que compõem o G20 (fórum internacional para a cooperação global, formado por 19 países e a União Europeia). A ideia é ter os alimentos em sala de aula, mostrar e ensinar as crianças como prepará-los, para que aprendam, na prática, a importância da alimentação saudável – não é demais? 🙂

Este apelo é fundamentado com o número crescente de crianças e jovens com doenças crônicas não transmissíveis (como diabetes e sobrepeso, por exemplo), doenças originalmente típicas de adultos e idosos. Hoje podemos considerar que a obesidade infantil é uma epidemia global (são mais de 42 milhões de crianças acima do peso adequado). A grande questão é que todas estas doenças podem ser prevenidas com uma boa alimentação.

Os países participantes do Food Revolution Day têm embaixadores, que são responsáveis por promover eventos e ações que difundam a ideia, passem conhecimento, e neste ano, coletem assinaturas para a petição. No Brasil, haverá um grande evento no Rio de Janeiro, com chefs e ONGs ensinando crianças a cozinhar. São Paulo, Salvador e Campinas também têm programação especial.

Eu tenho o sonho de um dia poder ser embaixadora e colaboradora ativa do Food Revolution Day, mas enquanto este dia não chega, faço minha parte cuidando das minhas criancinhas em consultório e dentro dos meus círculos familiares e de amigos, e divulgando esta campanha linda aqui no blog. Eu já assinei a petição, e peço para que quem concordar com a campanha, assine e divulgue também. Seria um grande avanço termos educação nutricional nas escolas brasileiras 🙂

food revolution day_call to action

No site oficial do Food Revolution Day tem várias receitas saudáveis e fáceis (veja aqui) para levar as crianças para a cozinha e começar esta revolução em casa mesmo.

Vale lembrar que o Jamie Oliver é uma referência na luta por uma alimentação mais saudável. Um de seus atos mais notáveis foi a denúncia que fez ao Mc Donalds sobre o uso de hidróxido de amônia nas receitas de hamburguer, em 2012. Depois disso, o Mc Donalds mudou sua receita (dizem não ter sido por conta da denúncia…..), e o Jamie ganhou a batalha na justiça, em 2014.

Não existem comentários ainda.

Dúvida? Opinião? Sugestão? Deixe um comentário!