Com a chegada do calorzinho, a salada já começa a ficar mais apetitosa para muita gente. É ótimo frequentar os restaurantes por quilo e reparar que o prato das pessoas começa a ficar mais colorido nesta época.. rsrs. Mas é claro que tem alguns ingredientes que deixam sua salada não tão saudável assim (lembram deste post? Inocente saladinha… só que não!)

Então começa hoje o

Guia Nutrir Bem para uma salada saudável!

O primeiro tópico a ser abordado não poderia ser outro se não os molhos de saladas industrializados. Isso porque, a grande maioria deles é riquíssimo em sódio e gorduras – e este pequeno detalhe pode mesmo fazer da sua salada não tão saudável quanto você gostaria. Pois bem, além da dose extra de calorias e abusivos teores de sódio, os molhos industrializados para saladas normalmente contém também outros aditivos não tão saudáveis, como os corantes, conservantes e aromatizantes, que podem atrapalhar o funcionamento de todo o seu organismo.

molho salada

Por isso, para poder variar o sabor das saladas sem precisar dos industrializados, o Blog Nutrir Bem ensina hoje como criar seu próprio molho saudável para salada!

Passo 1 – óleo: 

Escolha o óleo de acordo com seu gosto ou com a combinação de ingredientes que irá fazer: azeite, óleo de linhaça, soja, girassol, nozes, canola….

Ou ainda, você pode aromatizar seu azeite: coloque dentro do vidro de azeite alguns dentes de alho e/ou ervas de sua preferência. Neste caso, o azeite deverá ser guardado na geladeira e usado em até 3 semanas.

Passo 2 – ingrediente ácido: 

Vinagre, aceto balsâmico, suco de limão, suco de laranja…

Passo 3 – ervas, especiarias e temperos frescos ou secos e sal: 

Pode-se adicionar mais de um, e todos o que você quiser ou gostar – são infinitas as opções de ervas, especiarias e temperos. Deixo como sugestão os que mais combinam com salada: salsa, manjericão, estragão, endro, funcho,aipo, orégano, manjerona, cardamomo, pimenta do reino…

Passo 4 – toque de sabor: 

Escolha um ingrediente que aumente ou contraste com o sabor dos escolhidos anteriormente. Este ingrediente normalmente deve ser de sabor mais forte como alho cru, pimenta do reino, cebolinha, mel, mostarda ou até pedacinhos de morango.

Seguindo estes passos, inventei um molho que tem feito bastante sucesso na minha casa ultimamente:

 molho para salada

Aguarde o próximo post com novas ideias para deixar sua salada sempre caprichada e saudável! 🙂

Aqui tem outras receitas de molhos para saudáveis para salada

Não existem comentários ainda.

Dúvida? Opinião? Sugestão? Deixe um comentário!