Além de um bom molho caseiro (veja opções neste link), outro ponto importante para que a salada saudável do dia a dia seja sempre variada e apetitosa, é apostar na variedade em sua composição, sabores e texturas: o clássico alface-tomate-cebola é ótimo, mas não precisa (e nem deve) ser a única opção do cardápio de casa para as saladas.

Dica 01 – folhas:

A sugestão aqui sair do trivial alface/rúcula e inovar nas folhas: acelga, chicória, escarola, couve, folhas de beterraba, alface roxa, agrião, almeirão, espinafre, repolho roxo e branco, endívias… Sei que é hábito de muitas pessoas consumir algumas destas folhas na forma cozida/refogada, mas consumi-las cruas pode preservar muitos nutrientes e ajuda a variar a cara da salada. Outra boa ideia aqui, é optar pelas folhas baby, ou ainda inovar com brotos e flores comestíveis.

salada saudavel com flores

Dica 02 – legumes:

Além das folhas, uma salada colorida pede boa variedade de legumes. Experimente colocar na sua salada abobrinhas e berinjelas na grelha, ou brócolis e couve flor cozidos no vapor, ou ainda tomates rapidamente assados no forno. Além destes, pepino, pimentão, vagem, beterraba, cenoura, cogumelos, palmito, corações de alcachofra, aspargos..

Dica 03 – frutas:

Muitas saladas se destacam pela presença de frutas que combinam perfeitamente com a composição das folhas. Boas combinações são manga com rúcula, morangos com espinafre, pêra com almeirão, maçã com alface roxa, abacaxi com couve, kiwi com chicória, uvas com alface americana… São infinitas possibilidades e combinações!

salada saudavel espinafre e morango
Folhas de espinafre com lascas de morango, crocante de castanha de caju e nozes, temperada com aceto balsâmico 🙂

Dica 04 – crocância:

É inegável, colocar alguma coisa por cima da sua salada dá charme e finaliza o prato. Além disso, mastigar algo mais crocante ajuda a dar mais saciedade e se fizer boas escolhas, pode ainda incrementar os nutrientes da salada. Aposte em pedacinhos de castanhas, sementes de gergelim, sementes de abóbora, granolas salgadas, sementes de girassol…

Dica 05 – sabores:

Outro ponto que pode ser decisivo no sabor da salada é a presença de ervas frescas como composição da salada – e não apenas no tempero. Colocar folhas de hortelã, manjericão, salsinha, cebolinha picada, erva doce ou alho poró pode ser o maior diferencial na mistura de sabores da sua salada.

As combinações possíveis são infinitas! Invente e reinvente cada receita, e tenha sempre uma salada diferente 🙂

 

4 Comentários

  • Sarah Castelo Branco

    Adoro o trabalho de vcs!!!

    • Thais

      Oi Sarah
      Muito obrigada! 🙂

  • Sarah Castelo Branco

    Adoro seu trabalho, ganhou uma admiradora.
    Parabéns!!!

    • Thais

      🙂 Obrigada, Sarah!

Dúvida? Opinião? Sugestão? Deixe um comentário!