Quem pensa que basta comer a fruta para adquirir todos seus benefícios, muito se engana! Se ela não estiver bem higienizada, você pode até estar correndo risco!

Mas então, para garantir que teremos apenas benefícios, é importante que elas estejam bem lavadas! Higienizar (que é mais do que passar uma aguinha) é essencial para eliminar todo tipo de contaminante que o alimento (frutas ou hortaliças) possa trazer.

“Tá bom….. então põe de molho no vinagre…”  Também não vale!! Vinagre é tempero, e não desinfetante!! O vinagre até pode soltar as larvas ou caramujos que estiverem nas folhas, mas não mata os esporos, que são invisíveis aos nossos olhos!

Por isso, tome cuidado do que e onde você anda comendo por aí.. Muitos estabelecimentos comerciais não fazem a higienização correta. E as consequências ficam para o consumidor…

Para fazer a correta higiene dos vegetais, siga os simples passos a seguir:

1) Lave em em água corrente, folha por folha, fruta por fruta, esfregando-as com as mãos. Aproveite para retirar as partes amassadas das frutas ou murchas das folhas… Se houverem larvas, retire-as também neste momento..

é importante para retirar os possíveis resquícios de terra. A presença da terra pode inativar o próximo passo

higiene dos vegetais 1

2) Coloque tudo de molho em solução clorada por 15 minutos (ou, se o produto for industrializado, de acordo com as recomendações do fabricante). É importante não deixar as frutas e hortaliças de molho por mais tempo do que o recomendado, pois as folhas e cascas podem ficar murchas e queimadas.

solução clorada: para cada litro de água, colocar 1 colher de sopa de água sanitária ou algumas gotinhas do produto comercializado (seguir as recomendações do fabricante)

3) Enxague em água corrente

para retirar o cloro..

E pronto! Agora sim, está lavadinha e prontinha para comer!!

Não existem comentários ainda.

Dúvida? Opinião? Sugestão? Deixe um comentário!