Além das castanhas, a lentilha é também um alimento bastante consumido nesta época de festas, mas são tantos benefícios que deveríamos aproveitá-la mais ao longo do ano.

lentilhas

As lentilhas são do grupo das leguminosas, o mesmo do feijão, caracterizados por serem grandes fontes de fibras e proteínas vegetais. O perfil nutricional da lentilha é bastante interessante, veja:

– Carboidratos complexos:

a grande quantidade de fibras das lentilhas caracteriza os carboidratos presentes como complexos, o que significa que liberam energia de forma lenta para o organismo, e por isso, promovem sensação de saciedade por tempo prolongado. Além disso, 25% das fibras da lentilha são solúveis, que ajudam a diminuir o colesterol e controlar a glicemia. As fibras são também importantes para um bom funcionamento intestinal

– Proteínas:

a lentilha é rica em proteínas vegetais, e especialmente fonte do aminoácido triptofano. O triptofano é um aminoácido essencial, o que quer dizer que nosso corpo não produz, e por isso devem ser providos via alimentar. Um dos grandes benefícios em ser fonte de triptofano é que ele é precursor da serotonina, o hormônio do prazer e bem estar. Por isso, o consumo regular de lentilhas pode auxiliar no tratamento de depressão, desânimos, ansiedade, TPM e até insônia.

– Vitaminas do complexo B:

atuantes da regulação do metabolismo de energia, são antioxidantes e têm atuação no sistema digestório e imunológico. No entanto, a principal função das vitaminas do complexo B é no sistema nervoso, pois fazem parte do processo de transmissão de mensagens entre os nervos. 

– Ferro:

especialmente essencial para a boa oxigenação sanguínea. Por conta dos bons teores de ferro e proteínas, a lentilha é uma ótima opção para substituir as carnes.

Na ultima semana publiquei no instagram (@blognutrirbem) um prato de salada de lentilha acompanhado de farofa e tenho sido cobrada das receitas 🙂

farofa e lentilha

Então segue uma boa ideia para já começar 2015 com lentilha no prato!

Salada colorida de Lentilhas – veja aqui

Farofa funcional de cenoura e amêndoas – veja aqui

Não existem comentários ainda.

Dúvida? Opinião? Sugestão? Deixe um comentário!