Quando eu falo para meus pacientes que o maior segredo para a alimentação saudável é a programação, eu sei que tem muitos que não acreditam e não me dão bola. Mas eu insisto, e realmente acredito nisso! Quando a gente se programa para cada uma das refeições, e escolhe antes o que vai comer, as escolhas são sempre muito mais saudáveis, mais nutritivas, e em porções mais adequadas do que seriam se a escolha fosse feita na hora da fome! Eu não troco meus lanches intermediários por nada no mundo, e quando não consigo me programar, sofro de pensar que vou ficar à deriva do que tiver disponível. Ainda mais agora, que recebi uma encomenda que fiz de uma lancheira. Sim, LAN-CHEI-RA! Como nas pré-escolas, levo meus lanchinhos devidamente programados e acondicionados (ela é térmica!!), e estou cada dia mais apaixonada por ela.

lancheira1

Os potinhos de dentro dela são sem BPA (BPA = bisfenol A, substância que contém em plásticos, e parece ser potencialmente cancerígena quando aquecida), e ela ainda tem um compartimento na parte de cima, que permite que eu coloque frutas inteiras, ou copos de iogurte, ou o que mais eu quiser ali que não caiba nos potinhos.

Ideias para uma lancheira saudável:

Há um tempo, fiz um post com várias ideias que eu gosto e uso para os lanches intermediários, que você pode ver aqui: 20 opções para não ficar em jejum!. Tem também este outro post, bom para a volta às aulas, onde falo sobre lancheiras saudáveis para crianças.

E para quem acha que na prática isso tudo não é possível, eu juro que é! Na semana passada e nesta, estou fazendo um curso intensivo que acontece todos os dias, às 19h (pacientes, aguardem novidades!). Se estou em consultório, preciso ir direto, o que significa pensar, ainda de manhã, o que eu vou comer até o final do dia, e ainda ter um lanche completo para substituir o jantar. Olhem só como foi minha lancheirinha-linda em dois dias:

Menu do dia 01

lancheira 3

Lanche da manhã: 1 banana (não foi fotografada a tempo)

Lanche da tarde 01: *Suco de laranja (sem açúcar ou conservantes ou corantes)

Lanche da tarde 02: Bolachinhas de arroz integral

Lanche antes do curso/Jantar: pão integral com queijo cottage, azeite e alecrim, tomatinhos cereja, salgado saudável (veja a receita aqui) e kiwi

Lanche no intervalo do curso: mix de castanhas com damasco

Os olhinhos mais atentos viram na foto do meio um potinho pequeno com a legenda de “sal rosa do himalaia**”, que levei para comer com os tomatinhos. Este é um sal com propriedades nutricionais muito legais, mas este é assunto para outro post!

Menu do dia 02

lancheira 4

(neste dia só fui para o consultório à tarde, então não precisei levar o lanche da manhã)

Lanche da tarde 01: manga

Lanche da tarde 02: mix de castanhas 1 (que não contém frutas secas)

Lanche antes do curso/Jantar: pão integral com queijo branco, cenourinhas palito com sal do himalaia, salgado saudável e morangos

Lanche no intervalo do curso: mix de castanhas com uvas passas

 

11 Comentários

  • Raquel Oliveira

    adoreiiiii, onde eu compro uma linda dessas ? rs

  • cah

    muiiito bom!

  • Rosangela

    Oi Thais,

    Gostei muito da sua lancheira !!!
    Você importa de fornecer o nome de onde comprou ??
    Adorei as dicas.
    Obrigada !
    Rosangela

  • Thais

    Meninas, que bom que vocês gostaram!
    Esta minha é americana, comprei pelo site e uma prima que veio do Canadá a trouxe para mim. O fornecedor é este: http://www.laptoplunches.com/ – e tem outros modelos e mil opções de potinhos, lindos!! Quando eu fiz a compra, conversei com as proprietárias por email, e me disseram que poderiam enviar as lancheiras para o Brasil!
    Mas para mais opções, já ouvi falar de uma marca chamada Built NY (americana também, e acho que tb entregam no Brasil) que tem modelos legais. A Avon estava vendendo bolsinhas térmicas por um tempo – não sei se continua.
    Mas na verdade, qualquer bolsinha térmica serve aqui! O importante é vocês conseguirem se organizar e planejar para ter tudo fácil, à mão! 🙂
    Beijos!

  • Cíntia Milanese

    Amei, Thaís… estou louca por uma bolsa dessa há um tempão.
    Valeu por compartilhar. E adorei as dicas.

  • Ana Maria Citadin Johann

    Thais, querida, estou conhecendo seu blog hoje.
    Gostaria de saber receitinhas de salgados saudáveis, Caso possas me ajudar, meu e-mail é ana.citadin@gmail.com.

    Abraços, querida.

    • Thais

      Oi Ana!
      Obrigada ela visita!
      Estou te enviando um email neste momento, ok?
      Beijo!

  • celia

    adorei tudo

    • Thais Lara

      Obrigada, Celia!:)

  • Zélia Melo

    Oi Thaís, sou a mãe da Mariana que esteve com você durante uns 2 anos. Estou aqui novamente para ver as suas ótimas dicas! Beijos Zélia

    • Thais Lara

      Oi Zelia! Que legal ter vocês aqui! A Mari já deve estar uma mocinha, né?
      Vou mandar um email para saber de vocês!!!
      Beijos

Dúvida? Opinião? Sugestão? Deixe um comentário!