Feliz 2014, minha gente! Está certo que o ano já começou há exatos 20 dias, mas acho que desejos de felicitações nunca são demais, certo? 🙂

Andei pensando bastante sobre o que seria mais legal para começar o ano do blog. Voltei de férias, voltei aos atendimentos nos consultórios e andei lendo algumas coisas por aí, e é claro que neste período não há outro assunto senão “detox” ou “como se livrar dos exageros do final de ano”. Achei que seria justo eu também dar minhas dicas e pitacos sobre este assunto.

A ideia é a seguinte: durante anos e anos e anos nosso organismo sempre deu conta de se livrar de toxinas sozinho. Como colocou a querida Vanessa, do Santa Dieta, “um corpo saudável e equilibrado, em homeostase [equilíbrio], vai se purificar perfeitamente, com pouca ou nenhuma ajuda externa”. Claro que há fases ou períodos que sentimos nosso corpo sobrecarregado, por “pequenas exceções” alimentares, excesso de alimentos industrializados, gordurosos ou açucarados, ou até mudanças na rotina. Nestes casos, talvez seja mesmo justo auxiliar esta purificação com um empurrãozinho a mais. Segue aqui então o roteiro Nutrir Bem para uma boa limpeza do organismo:

#1ª dica detox: a melhor forma de ajudar seu organismo a fazer um belo detox é parar de jogar porcarias lá dentro!

Por porcarias entenda: alimentos industrializados, altamente refinados (como pães, massas e cereais brancos), açúcares e doces no geral, refrigerantes, bebidas alcoólicas, frituras, fast foods, molhos e alimentos gordurosos… Opte por alimentos frescos, naturais e de fácil digestão, como frutas, vegetais crus e cozidos, cereais integrais (como pães, arroz, massas), castanhas…

#2ª dica detox: mantenha-se hidratado!

E nada hidrata mais do que água, pura! Procure tomar cerca de 2L por dia, mas aumente esta quantidade em dias de calor excessivo ou prática de atividade física. Lembre-se que as toxinas que queremos nos livrar são, em sua maioria, solúveis em água, de forma que um organismo desidratado tem dificuldade para eliminá-las!

#3ª dica detox: sobre sucos e chás

Chás diuréticos podem te ajudar a eliminar a retenção hídrica, muitas vezes causada por alterações alimentares e/ou de rotina. Então para isto, no máximo 2 xícaras de chá por dia podem ajudar. Nada de substituir a água por chás! – veja este post sobre chás diuréticos.

Os sucos detox são normalmente compostos por frutas e vegetais e podem também ser aliados ao processo. Isto porque são altamente concentrados em vitaminas e minerais. Podem fazer parte do café da manhã ou lanches intermediários.

#4ª dica detox: água de coco

É uma ótima fonte de hidratação e é considerada um isotônico natural, por ser riquíssima em sais minerais (sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro, cobre) – mas também não substitui a água! O ideal é a água de coco fresco, mas como nem sempre é possível, procure entre as caixinhas no mercado marcas que não adicionem açúcares ou conservantes. Use-a como uma porção de fruta, em um lanche intermediário ou logo após as atividades físicas. Aliás…

#5ª dica detox: Atividade física!

A prática de atividade física impulsiona o sistema circulatório, ativa o metabolismo e ajuda o organismo a funcionar melhor. Então não deixe de incluí-la no seu dia a dia!

Acho que dá para perceber que uma dieta detox nada mais é do que uma alimentação saudável, variada e natural, e por isso não adianta que seja “só por uma fase” – no nosso organismo, não existem milagres! A alimentação saudável precisa fazer parte de um estilo de vida saudável, mas que acima de tudo seja viável à sua rotina diária! Minha proposta para este novo começo de ano é que você olhe diferente para sua alimentação e lembre-se de fazer um bom detox… todos os dias!

4 Comentários

Dúvida? Opinião? Sugestão? Deixe um comentário!