Esta semana, postei um artigo (este aqui!) falando de alguns malefícios de se consumir bebidas açucaradas e o que faz algumas opções serem tão ruins. Mas depois de tantos argumentos contra, venho hoje dar opções para que vocês possam substituir estas bebidas sem sofrer e ganhando em sabor e saúde! 🙂

# opção 1: água!!

Em atendimento nutricional ao adulto, uma das metas mais difíceis de serem atingidas é o consumo de água! (Veja neste post as necessidades e benefícios do consumo adequado de água). E por isso, um dos melhores incentivos que podemos dar às nossas crianças é tomar água! Criar o hábito de hidratar-se com água, e não com sucos ou outros líquidos… água!!! E outra coisa, minha gente.. Seu filho não precisa levar suco todos os dias para a escola! Habitue-se em enviar na lancheira 1 ou 2x na semana, uma garrafinha de água! Ou uma fruta in natura que tenha alto teor de água, como melão, melancia e laranja!

#opção 2: sucos naturais!

E por sucos naturais, naturais mesmo, eu englobo 3 categorias:

Sucos feitos da fruta mesmo!

Peça ajuda às crianças, estimule-as à escolher e misturar as frutas, e ofereça o suco no lanche da tarde ou após as refeições. Para a correria do dia a dia (ou enviar na lancheira), uma dica muito legal é bater a fruta no liquidificador, sem adicionar água, e congelar em forminhas de gelo! Na hora de consumir, bata com água e adoçe apenas se for necessário. Para levar na lancheira, coloque na garrafinha térmica e peça para a professora colocar água na hora de servir. Fica super prático para o dia a dia, e continua muito saudável!

Polpas:

Em segundo lugar, pois muitas polpas industrializadas têm conservantes, mas ainda dão um banho de saúde nos sucos industrializados. Pode seguir a mesma ideia dos gelinhos de fruta para mandar para a lancheira.

Sucos concentrados:

em terceiro lugar no ranking dos sucos saudáveis, simplesmente por conterem uma boa quantidade de conservantes.. mas ainda assim, não contêm adição de açúcar!!! Então pode sim ser um bom substituto para os sucos industrializados

#opção 3: sucos prontos para consumo que valem a pena:

São poucos sucos, nem sempre fáceis de encontrar, e com certeza as opções mais caras. Não são melhores do que os sucos naturais, mas segue aqui algumas opções que podem ser viáveis para aqueles dias de maior correria… Nenhum deles contém adição de açúcar e a maioria não contém conservantes, ok?

*Xandô*

Suco integral de laranja

*Integral de uva branca ou tinta*

Várias marcas, e é integral mesmo! A adição de água fica por conta de quem for consumir, na hora do preparo!

  

*Suco de maçã Yakult*

Sem conservante, mas com aromatizante

*Green Day 100% ou V+100%*

suco greenday

Difícil de encontrar, mas vale a pena, pois é suco puro mesmo, sem nem adicionar água!!! Disponível em vários sabores, mas cuidado, pois a marca também tem a linha néctar!!

*Smoothie Jasmine*

Sempre mix de polpa de frutas

 *Do Bem*

Apenas o sabor limão contém açúcar. Tem também água de coco e chás!

 

*Fazenda Bela Vista*

 Apenas a opção laranja é natural e integral

 

*Ceres*

É importado, normalmente mais caros do que os nacionais

*Fast fruit  gourmet*

Contém conservantes. Cuidado, pois a marca tem a linha néctar!!

 

*Suvalan*

Mais difícil de encontrar, mas vale a pena! Cuidado, pois a marca também tem a linha néctar!!

Apenas gostaria de deixar claro que este post não tem nada de publicitário, são apenas indicações de produtos que são realmente saudáveis e que eu indico como boas opções.

Espero que fique mais fácil substituir os tão comuns néctares e refrescos por sucos que têm realmente boas quantidades de frutas!!

Fontes de consulta: site do Pão de Açúcar, sites das próprias marcas, blog da nutricionista infantil Karine Durães.

10 Comentários

  • Isabel

    Eu encontro o Sulavan com facilidade 😀

  • Isabel

    Corrigindo: Suvalan 😉

  • Raquel Oliveira (@Raqwelr)

    to na fase apaixonada pela do bem…rs…..ainda escorregamos um pouco com os industrialziadosç mas os refrigerantes aqui em casa estao praticamente extintos, gracas as dicas da DRa Thais

    • Thais

      Adoreei saber disso, Raquel!!
      Logo logo só teremos sucos bons na sua casa, né?? rsrs
      Beijo!

  • Márcia Polizeli

    Qual a sua opinião sobre a Bonafont Levisse?

    • Thais

      Considero como um suco adoçado, Marcia. Não gosto muito da adição de açúcar (nem da qualidade dele), nem dos corantes. E de verdade, nem de longe substitui a água…

      • Willians

        Mas existe alguma contra indicação para as crianças tomarem? Pode causar algum problema futuro?

        • Thais

          Oi Willians,
          Sim, açúcar em excesso sempre é contra indicado, tanto para crianças quanto para adultos, e pode acarretar, a curto, médio ou longo prazo, em problemas como sobrepeso/obesidade, alterações metabólicas como colesterol alto ou até pré diabetes/diabetes. Além disso, as bebidas açucaradas não são opções saudáveis e naturais, pobres em vitaminas, minerais e fibras, e cheinhas de conservantes, corantes, e açúcar. O ideal mesmo é ensinar as crianças, desde pequenininhas, a tomar o suco natural da fruta, sem adoçar!
          Te aconselho a ler este post Bebidas açucaradas – por que evitar? – talvez fique um pouco mais claro! Mas se eu puder te ajudar em alguma coisa, por favor, não deixe de me procurar!

  • marcia

    Aqui em casa so água de coco e água .

    • Thais

      Que ótimo, Marcia! O caminho é este mesmo! 🙂
      Beijo

Dúvida? Opinião? Sugestão? Deixe um comentário!