Não é todo mundo que sabe, mas hoje a nutrição está diretamente ligada ao campo da estética! Já falei aqui sobre TPM, mas acho que de estética mesmo, não.

Então, vamos começar falando sobre o envelhecimento da pele! Isso mesmo, você pode sim cuidar da sua pele por meio da alimentação!

Em resumo, o envelhecimento da nossa pele normalmente acontece por meio de dois grandes fatores influentes. Um deles é o envelhecimento cronológico, natural e inevitável aos seres humanos. O outro, são as influências ambientais, como a radiação solar, tabagismo, ingestão de álcool, estresse e dieta desequilibrada.

Na verdade, os grandes responsáveis pelo envelhecimento da pele são os radicais livres. Eles são substâncias (que podem ser orgânicas ou não) que possuem 1 ou mais elétrons desemparelhados em sua ultima camada, tornando-os muito reativos às nossas células. Mas na verdade, eles não são de todo mal.. são produtos naturais e fisiológicos a muitas funções vitais do nosso organismo (como a respiração celular e a atividade física, por exemplo). O problema é quando há radicais livres em excesso, de forma que nosso organismo não dá conta de “se livrar” deles..

Então, para ajudar o organismo e minimizar os efeitos dos radicais livres, temos dois meios:

1) Reduzir os fatores extrínsecos produtores de radicais livres – ou seja, ter uma dieta equilibrada, parar de fumar, reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas, usar protetor solar….

2) Neutralizar os radicais livres em excesso já presentes no organismo.

E é neste momento que sua alimentação pode te ajudar, com os antioxidantes! Os antioxidantes são substâncias capazes de “neutralizar” os radicais livres, evitando que eles danifiquem nossas células.

Os antioxidantes mais conhecidos são: vitamina A e carotenóides, vitamina C, vitamina D, selênio, zinco, polifenóis… Todos eles estão muito presentes em frutas e vegetais frescos, laticínios, cereais integrais, óleos vegetais, oleaginosas… A verdade é, que uma alimentação saudável, colorida e variada, é rica em antioxidantes!

Mas para dar uma carga extra de antioxidantes, segue uma receita de um suco anti-aging muito bom!

Esta receita também está disponível aqui: Suco anti-aging

1 Comentário

Dúvida? Opinião? Sugestão? Deixe um comentário!