Muitas pessoas chegam ao consultório desanimadas e quase torcendo para que os exames acusem alguma alteração de metabolismo, pois juram de pés juntos não conseguir emagrecer

Zemanta Related Posts Thumbnail

Por que não consigo emagrecer? Eu como bem, faço tudo certinho!!

A grande questão aqui é, “o que é tudo certinho”??

Na minha opinião, não existe uma única forma de estimular o corpo a perder peso, pois cada um é cada um, com hábitos alimentares diferentes, gostos diferentes e necessidades diferentes. Então o “tudo certinho” não existe, o que existe são formas diferentes de estimular cada organismo para resultar na perda de peso. Sim, porque perder peso é consequência.

Outro ponto, é que existem alguns erros comuns às pessoas que estão tentando emagrecer, erros de consumo e comportamento alimentar, que nem sempre colaboram para a perda de peso esperada. Então listei alguns destes erros comuns que as pessoas cometem, na tentativa de “fazer tudo certinho” para emagrecer.

Consumir muitos industrializados

Como por exemplo barrinhas de cereais, bolachas, peito de peru (veja este post), sucos industrializados ( este)… A maior parte destes alimentos contém grandes quantidades de açúcares e/ou gorduras, e poucas fibras e nutrientes, o que faz destas opções pouco saudáveis ou nutritivas. Escolhas mais naturais como frutas, iogurtes, castanhas, sucos naturais e queijos brancos são mais benéficas e podem colaborar mais para a perda de peso.

Contar calorias

 

NÃO CONTE CALORIAS

o que devemos contar é o valor nutricional de cada alimento. Não podemos esquecer que, junto com cada caloria, nosso corpo recebe muitos nutrientes, vitaminas e minerais, que quase sempre são mais importantes do que o valor calórico em si. Então escolher por mais alimentos de qualidade do que com baixa caloria é essencial para o sucesso na perda de peso. Este ponto está bem explicadinho neste post.

Consumir todos os alimentos que são ditos como saudáveis

Vira e mexe um alimento fica em alta e a mídia exalta suas funções e propriedades dentro do nosso organismo. O problema aqui está nas pessoas quererem introduzir todos os que a mídia anuncia, sem entender muito bem quais são suas funções, se há necessidade real de ter aquele alimento, e até sem gostar muito do sabor. E o pior, esperando um milagre!

lista de compras

É claro que um planejamento alimentar saudável deve dar espaço para todo tipo de alimento, mas será que precisamos de todos eles? E será que eles são mesmo tão milagrosos assim? Normalmente, não!

Abusar das quantidades

Seja de alimentos saudáveis ou não, como por exemplo, consumir muitas frutas de uma vez só, ou muitos copos de suco ao longo do dia. Da mesma forma, abusar da bebida alcoólica e doces (mesmo que só aos finais de semana) pode ser bastante prejudicial na perda de peso. Nenhum alimento (ou grupo alimentar) deve ser consumido de forma excessiva, todos eles precisam de moderação para que tenham efeito benéfico na rotina.

Falta de hidratação adequada

Nosso corpo depende de água para sobreviver: as reações químicas ocorrerem em meio aquoso, muitas vitaminas são hidrossolúveis e precisam de água para se locomover na circulação e serem absorvidas… Além destes e outros fatores (veja neste post), a água pode ser um ótimo moderador de apetite e acelerador de metabolismo.

água, hidratação, perder peso, emagrecer

É muito mais difícil para um organismo desidratado perder peso do que um que esteja bem hidratado. #ficadica

Não saber reconhecer ou respeitar os sinais de fome e saciedade

Nós naturalmente reconhecemos e respeitamos estes instintos quando crianças, mas na medida em que crescemos, o ato de comer ganha significados emocionais e sociais, e por isso muitas vezes as sensações de fome e saciedade acabam sendo esquecidas ou ignoradas. Resgatar estas sensações, e acima de tudo respeitá-las, é essencial no ato de comer de forma consciente, e ajuda a controlar melhor as quantidades e melhorar a qualidade do que se come.

Ter pressa em ver os resultados

balança, não consigo emagrecer, perda de peso, nutricionista

É sempre importante lembrar que o ganho de peso não acontece do dia pra noite, e perdê-lo certamente implica em adquirir novos hábitos alimentares. Então pensar em perder peso de forma saudável e duradoura necessariamente deve estar atrelado a não ser imediatista e pensar a longo prazo. A perda de peso é consequência de um organismo que está mais regular e funcionando melhor. Tenha paciência, motivação, persistência e uma boa orientação!

Não existem comentários ainda.

Dúvida? Opinião? Sugestão? Deixe um comentário!