Que o prato colorido é saudável, todo mundo sabe. Mas o principal motivo pelo qual os nutricionistas insistem na variação de cores é para garantir uma boa variedade de compostos bioativos. Compostos bioativos são substâncias presentes em frutas, verduras e legumes, que podem favorecer nossa saúde e contribuir para o bom funcionamento do nosso corpo, ou até, prevenir e combater doenças. Cada composto bioativo possui um princípio ativo que protege nossas células, e podem ser divididos em cores:

Azulados e arroxeados: o composto bioativo são flavonóides, que ajudam a retardar o envelhecimento (pela presença de antocianinas – o princípio ativo), auxiliam no combate ao colesterol LDL, e por isso trabalham na prevenção de doenças cardíacas e hepáticas. São eles: uva, ameixa, figo, framboesa, amora, mirtilo, figo, jabuticaba, lichia, beterraba, berinjela, repolho roxo, alcachofra, alface roxo, azeitona preta, batata roxa, cebola roxa, rabanete.

Verdes: contém clorofila, um pouco de beta-caroteno e luteína, que trabalham como antioxidantes, e as vitaminas C e E, cálcio, ferro e potássio contidos neles auxiliam na defesa e combate à anemia. O efeito antioxidante protege o cabelo e a pele, evita a fadiga mental, e ainda auxilia na prevenção contra o câncer. São ricos em fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino, também têm ação cicatrizante e antibacteriana. São eles: kiwi, limão, abacate, uva verde, alface, brócolis, couve, chuchu, abobrinha, cebolinha, chicória, couve de Bruxelas, ervilha, jiló, rúcula, acelga, almeirão, azeitona verde, pepino, salsa, vagem, rúcula, agrião.

Vermelhos: ricos em licopeno e antocianinas, estimulam a circulação sanguínea, protegem o coração, e reduzem o risco de osteoporose e alguns tipos de câncer, especialmente o de próstata. São eles: tomate, morango, melancia, maçã, acerola, goiaba vermelha, framboesa, cereja, pimentão.

Amarelos ou alaranjados: Contém carotenoides, vitaminas A e C, tendo assim a função de proteger o coração, proteger a visão e manter o sistema nervoso saudável. Auxiliam no tratamento da diarreia, doenças respiratórias, e previnem alguns tipos de câncer. São eles:abóbora, cenoura, mamão, manga, laranja, caqui, damasco, pêssego.

Brancos: fontes de cálcio e potássio, contribuem na formação e manutenção dos ossos, auxiliam na regulação dos batimentos cardíacos, são fundamentais no funcionamento do sistema nervoso e muscular. São eles: leite, queijo, banana, couve flor, batata, arroz, cogumelos.

Marrons: são ricos em vitamina E e vitaminas do complexo B. Auxiliam no bom funcionamento do intestino, combatem a ansiedade e a depressão, previnem as doenças cardiovasculares e o câncer. São eles: cereais integrais (arroz, trigo, centeio), nozes, aveia, castanhas.

Então, o prato colorido consegue ter uma boa variedade de alimentos e nutrientes, tornando-se assim muito saudável. O ideal? Quanto mais variado, mais colorido, mais saboroso, mais nutritivo…. Quanto mais cores melhor!!

2 Comentários

Dúvida? Opinião? Sugestão? Deixe um comentário!