A alimentação tem grande influência tanto no aparecimento quanto na prevenção da cárie. Como todos sabem, o açúcar é um grande vilão quando o assunto é a cárie, especialmente quando consumido de forma isolada e em alta frequência em um mesmo dia. Portanto, também como forma preventiva à cárie, ainda que seja mais comum em crianças do que em adultos, a rotina alimentar de todos deve ter frequência limitada de doces. Além das tradicionais guloseimas – bala, chocolate, bolo, brigadeiro – existem outros alimentos que escondem quantidades excessivas de açúcar, aos quais é preciso prestar muita atenção. Pensando nisso, o ideal  seria substituir as versões industrializadas por versões naturais e caseiras, com teores controlados de açúcar, quando necessário. Por exemplo:

alimentos cariogenicos e substituiçoes

Uma boa fonte de consulta de receitas caseiras para substituir produtos industrializados é o site As Delícias do Dudu, que gosto muito e recomendo, de olhos fechados!

Do outro lado da moeda, a alimentação saudável e equilibrada desempenha um papel importante na prevenção da carie. Para usar os alimentos em prol da saúde dentaria, garanta uma rotina com boas porções dos seguintes nutrientes:

dente-saudavel

Cálcio:

é importante na formação óssea e dentária, é essencial na fase de troca de dentes e crescimento das crianças, e atua na prevenção da cárie. Garanta na rotina ao menos três porções de lácteos, como leite e derivados (queijos e iogurtes, por exemplo) por dia, e inclua vegetais verde escuros como brócolis, couve, escarola, rúcula e espinafre.

Fibras:

a mastigação de fibras colabora para o aumento da produção de saliva e por isso garante maior irrigação e limpeza  dos dentes, auxiliando na prevenção da carie. As fibras podem ser encontradas em todos os tipos de vegetais, frutas, grãos (como feijão, ervilha, lentilha, grão de bico) e cereais integrais (arroz integral, aveia, milho, trigo integral, quinoa).

Gorduras:

a gordura forma uma película nos dentes, ajudando assim a protegê-los contra a formação da cárie. Tenha sempre na rotina alimentos que são fontes de gorduras boas, como castanhas, nozes, amêndoas, abacate, azeite e coco.

Água:

Garantir boa hidratação com consumo adequado de água também ajuda na manutenção da limpeza e retirada de resíduos dos dentes. Incentive sempre o seu filho a tomar água!

Assinatura Thais C. LaraNutricionista

 

Não existem comentários ainda.

Dúvida? Opinião? Sugestão? Deixe um comentário!