Biomassa de banana verde

Ingredientes:

– Bananas verdes (qualquer tipo de banana, exceto banana da terra)

Modo de preparo:

– Lave bem as bananas com casca, preservando os talos para que fiquem bem fechadas

– Em uma panela de pressão, coloque água até a metade e leve ao fogo. Assim que ferver, adicione as bananas, tampe e deixe cozinhar. Assim que a panela começar a entrar em pressão, abaixe o fogo, aguarde 10 minutos e desligue – mas não abra a panela, deixe a pressão se desfazer naturalmente.

– Tire as bananas da panela, despreze a água, e retire a casca rapidamente, sem deixar as bananas esfriarem (se esfriarem irão endurecer). Coloque as polpas das frutas em um processador ou liquidificador, e bata até formar uma pasta. Se for necessário, adicione água fervente para deixar a massa mais macia.

Para congelar – uso em sucos, vitaminas e shakes: deixe a biomassa mais liquida, acrescentando maior quantidade de água fervente no processador ou liquidificador, se for congelar. Pode ser congelada em forminhas de gelo

Para caldos e molhos: Congelar a banana cozida e sem casca. No momento do uso, deixar a banana descongelar à temperatura ambiente, e depois bater no processador ou liquidificador com o próprio caldo/molho fervente.

Benefícios do consumo: A biomassa de banana verde é rica em amido resistente, que é um nutriente que passa intacto pelo sistema digestório e será fermentado no intestino grosso pelas bactérias intestinais. Durante esta fermentação, são produzidos algumas substâncias, que contribuem para a saúde do cólon e inibem o crescimento de células cancerígenas. Além disso, o amido resistente é o carboidrato que libera energia ao organismo de forma lenta e gradual, de forma que proporciona uma sensação de saciedade prolongada, auxiliando no controle do peso, e também é importante para o tratamento e prevenção do diabetes.

Para ver o post sobre a biomassa de banana verde, clique aqui

Receita original: Dra Gisela Savioli, Nutricionista Funcional

4 Comentários

  • Valdete

    Gostei muito da receita da biomassa de banana verde. A receita é minuciosa com detalhes importantes. Muito obrigada!

    • Thais

      Que bom que te ajudou, Valdete!
      Obrigada você pelo carinho e pela visita! 🙂

Dúvida? Opinião? Sugestão? Deixe um comentário!