Outro dia, em uma aula, uma professora apresentou um artigo científico muito interessante.

Os autores do artigo chegaram à conclusão que o déficit de 100kcal por dia poderia prevenir o ganho de peso na maior parte da população dos Estados Unidos!!

100 kcal por dia?? Como assim??

Bom, os pesquisadores tiveram como base um outro estudo que calculou que o ganho de peso médio por ano, na população americana, gira em torno de 450 a 900g por pessoa. Cada 450g de peso corporal ganho, envolve a ingestão extra de cerca de 3500kcal/ano, que segundo eles, significa uma “sobra” de 15 a 50 kcal por dia. Esta sobra, na verdade, é a diferença entre o gasto calórico e a ingestão. Assim, para prevenir esta sobra de calorias e criar um déficit, calcularam uma margem de segurança (provavelmente para as “extrapoladas de finais de semana”), e os autores sugerem um déficit de 100kcal/dia para prevenir o ganho de peso em boa parte da população americana. Eles indicam que pequenas trocas alimentares ou um aumento da atividade física já seriam suficientes (melhor ainda se pudessem combinar os dois!).

ótimas notícias…!!

Isso justifica o fato de muitas vezes as pessoas ganharem peso sem perceber… Ninguém desconfia que “só um pedacinho” de um doce, ou “só aos finais de semana” eu tomo refrigerante, ou ainda “foi a única vez” que comi pipoca no cinema, podem resultar sim em alguns quilinhos a mais depois de um certo tempo.. Mas na verdade, o que é importante, é gerar o tal déficit das 100kcal, justamente para evitar este ganho de peso.

O que são 100kcal:

 1 copo (de requeijão) de suco de laranja tem 225 kcal

1 barrinha de cereais light tem 90 kcal

1 chocolate Alpino tem 70 kcal

1 bombom Sonho de Valsa tem 114 kcal

1/2 pacote de pipoca de microondas, natural e light tem 156 kcal

1 copo (de requeijão) de refrigerante tem 85 kcal

1 lata de cerveja tem 147 kcal

1 fatia de pizza de vegetais (sem queijo) tem 125 kcal

1 fatia de pizza de mussarela tem 225 kcal

Agora fica nas suas mãos: como você vai promover o seu déficit de 100kcal/dia, para prevenir o ganho de peso? Suas escolhas alimentares vão diretamente em encontro disso! Ok, assunto para o próximo post: Escolhas alimentares inteligentes!!

Não existem comentários ainda.

Dúvida? Opinião? Sugestão? Deixe um comentário!