Não tem como negar, a copa já está rolando e é inevitável que o país pare para assistir aos jogos. No melhor estilo Monday Motivation, preparei aqui uma lista de 10 petiscos saudáveis, para começar a semana com pique para curtir os jogos, mas sem ter que apelar para as opções industrializadas e cheias de gordura e sal.

#1 Pipoca

Sim, pipoca é uma ótima opção com ótimos valores nutricionais. É um carboidrato riquíssimo em fibras, o que faz com que seja absorvido de forma lenta e por isso fornece energia de forma prolongada. Mas atenção: pipoca só se for de panela! As de microondas são cheias de gorduras e sal e não valem o consumo. Mais detalhes sobre os benefícios da pipoca, você pode ver neste post.

#2 Nuts

Mix de castanhas é sempre uma boa opção. O maior diferencial das castanhas são as gorduras do bem, que atuam como anti-inflamatórias, e por isso ajudam na perda e manutenção de peso, saúde da pele, cabelos e unhas, funcionamento intestinal, saciedade prolongada… Mas atenção: justamente por conta da grande quantidade de gorduras, são bastante calóricas, por isso modere na quantidade. Todas as castanhas (ou oleaginosas) estão valendo: nozes, cajú, Pará, amêndoas, pistache… Mas atenção, procure comprá-las sempre sem sal!!

#3 Palitinhos de legumes

Cenoura, pepino, erva doce cortados em palitos funcionam super bem. Sirva com sal grosso e/ou um molho a base de iogurte. Os legumes crus exigem bastante mastigação, o que pode acalmar a ansiedade e ajudar a não exagerar no consumo de outros alimentos.

#4 Combo caprese

Monte pequenos combos caprese: em um palito de dentes espete 1 tomate cereja, 1 bolinha de mussarela de búfala e 1 folha de manjericão. Como os palitinhos de legumes, são de baixa caloria e podem aliviar a ansiedade provocada pelos jogos.

#5 Canapés integrais de frango ou atum

Misture atum ou frango desfiado à maionese light ou creme de ricota, e tempere com cebola, pimentão, azeitonas, tomate e ervas a gosto. Sirva com pães ou torradas integrais. As maioneses lights e creme de ricota têm pouca gordura e são boas opções para serem bases de patês. Sirva com torradas integrais.

#6 Saladinha de frutas

Servidas em copinhos são boas opções, dão boa saciedade e têm alto valor nutricional. Ou ainda, prepare espetos ou um mix de frutas que possam ser consumidas com as mãos: uvas, mexericas, morangos. Frutas secas, como uvas passas, damascos e ameixas secas também podem ser uma boa.

# 7 Pinhão

Aproveite o clima junino e cozinhe um pouco de pinhão para te acompanhar nos jogos. Tem fama de ser bastante calórico, mas tem alto teor de fibras e, como a pipoca, garante o fornecimento prolongado de energia. Para mais detalhes sobre seu valor nutricional, confira este post.

 #8 Bruschettas de pão integral

Vale qualquer pão integral que você tenha em casa (francês, forma, baguete), com um pouquinho de tomate picado e ervas para temperar. O queijo pode ser o mussarela de búfala, cottage, ricota, ou até os cremes de ricota disponíveis no mercado.

#9 Chips de tubérculos

Nada de batata chips de saquinho, a opção aqui é saudável! Escolha o tubérculo da sua preferência (batata, mandioquinha, batata doce, cenoura…), corte em rodelas bem finas, e deixe-as descansar um pouco sobre um papel toalha para perder um pouco de água. Coloque as rodelinhas em uma forma antiaderente (ou forre a forma com papel manteiga), polvilhe um pouco de sal, azeite e ervas à gosto, e leve para assar até dourar.

#10 Torta de liquidificador

Prepare uma boa torta caseira de liquidificador, de preferência com farinha de trigo integral, e capriche nos vegetais para o recheio. Acrescentar uma fonte de proteína magra, como queijo branco, frango ou atum deixa a preparação ainda mais completa. Veja uma ótima opção de receita neste link.

2 Comentários

  • Thais

    Muito bom Tha! Adorei! Pipoca é prático e faz a alegria da família!

    • Thais

      Hahaha, é verdade, Tha, a pipoca faz sucesso mesmo! 🙂
      Obrigada pela visita!

Dúvida? Opinião? Sugestão? Deixe um comentário!