Recebi recentemente duas perguntas muito parecidas de leitores do blog, e sendo questionamentos comuns, achei pertinente transformar a resposta em um post:

Leitor 01: 

“Thais, gostaria de saber sua posição e análise sobre os substitutos parciais de refeições e os complementos nutricionais da Herbalife. E se o uso desses produtos aliados a uma alimentação saudável e atividades físicas pode ser feita com segurança e saúde por longos períodos.”

Leitor 02:

“Sempre quis saber, mas nunca tive para quem perguntar: vale a pena usar shakes para emagrecer?”

Na minha opinião, não. Shakes ou outros substitutos integrais ou parciais de refeições (chás, sopas ou cápsulas) não são indicados e não valem a pena. E eu tenho vários motivos para isto:

#1 Ninguém vive de shake para sempre

 

Shakes para emagrecer podem até ser sedutores, pois têm uma proposta direta e aparentemente prática. Mas o fato é, ninguém toma shake para o resto da vida! E isso quer dizer que em algum momento esta pessoa vai voltar a comer sua refeição por inteiro, e, considerando que comer é um ato que vamos repetir até o último dia de nossas vidas, por que não fazer uma reeducação alimentar desde o princípio?

#2 Mastigação

 

Isso mesmo, mastigar é muito importante para estimular a saciedade, além de ser essencial para o processo digestivo. Os substitutos parciais de refeições são sempre líquidos, e acabam por ignorar esta etapa.

#3 Variedade: sabores e texturas

 

Eu sei que existem inúmeros sabores de shakes para emagrecer, e outras variedades de substitutos, como chás e sopas, mas na esmagadora maioria das vezes, os sabores são artificiais. E na verdade, nada se compara a um prato lindamente colorido, cheio de cores, cheiros, texturas e sabores diferentes, não é mesmo? 🙂 Usar outros sentidos, além do paladar, é também importante no momento das refeições.

@blognutrirbem (1)

Os shakes para emagrecer e os outros tipos de substitutos acabam por tornar-se muito monótonos e cansativos.

# 4 Não é completo!

 

Ainda que os fabricantes encham a boca para falar o quanto estes produtos são ricos em vitaminas e minerais, não se pode considerá-los refeições nutricionalmente completas.

capsula frutas
O melhor complemento alimentar são os próprios alimentos!

Isto porque, muitos deles, inclusive os complementos nutricionais vendidos pelos fabricantes, são à base de nutrientes sintéticos, que apresentam biodisponibilidade muito mais baixa do que os nutrientes orgânicos. Ou seja, seu organismo não absorve da mesma forma aqueles nutrientes naturalmente presentes nos alimentos e aqueles que foram fabricados e adicionados nos produtos/complementos.

#5 Herbalife: possivelmente tóxico para o fígado

 

Estudos foram conduzidos nos Estados Unidos, Europa e América do Sul investigando casos de pacientes que consumiram produtos Herbalife e apresentavam lesões no fígado, entre 1990 e 2012. Alguns conseguiram afirmar que provavelmente e possivelmente o uso dos suplementos dietéticos e substitutos de refeições foi a causa dos problemas. Dentre estes estudos, dois ganharam destaque pois foram publicados em 2007 em uma revista científica conceituada na área de hepatologia, afirmando existir sim relação entre o consumo de produtos Herbalife e lesões graves de fígado.

emagrecendo a todo custo - herbalife
Um dos estudos publicados, “Emagrecendo a todo custo: Herbalife causa lesões no fígado”, de Felix Stickel, do Instituto de Farmacologia Clínica da Universidade de Berna, na Suíça. 02 de agosto de 2007.

Este estudo conduzido em Berne, na Suíça, elenca hipóteses para as causas das lesões no fígado, e uma delas seria a presença de ervas contidas nas fórmulas, com a função de estimular a saciedade e reduzir o apetite, como Plantago ovata e Emblica officinallis. Além disso, conservantes, pesticidas, realçadores de sabor e metais pesados, que também são adicionados às fórmulas, podem colaborar para a toxicidade dos produtos. Exitem outros componentes que provavelmente são também responsáveis pela toxicidade, mas como a posição da Herbalife frente a este estudo foi se recusar a fornecer as fórmulas para análise detalhada, ficou impossível determinar exatamente quais são os agentes causadores da intoxicação.

De fato, as pessoas que já tenham alguma lesão ou propensão à lesão de fígado devem ficar muito atentas antes de consumir qualquer tipo de produto dietético ou suplemento alimentar, além de, claro, ter o respaldo profissional adequado para isso. No entanto, a Herbalife ou qualquer outra marca de substitutos de refeições não deixa este tipo de alerta no rótulo…

#6 Antiético

 

Além de todos os argumentos anteriores, é considerado antiético um nutricionista prescrever shakes para emagrecer ou outros substitutos de refeição. Isso porque nutricionistas trabalham com alimentos, e é esperado que estes sejam suas ferramentas de trabalho. Uma alimentação saudável engloba equilíbrio nutricional, sabor, variedade, cor, aromas, prazer, além dos quesitos emocionais e sociais da alimentação. Nenhum substituto de refeição atende a todos estes quesitos. Nenhum.

Em 1996 o Conselho Regional de Nutrição que atende os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul (na época atendia ao Paraná também), se posicionou frente aos produtos Herbalife, e orientou os nutricionistas:

CRN3 e Herbalife

 

#Conclusão

 

Na minha opinião, nenhum tipo de substituto de refeição, seja ele shake, sopa pronta ou chá, é recomendado para perda de peso, promoção de saúde, ou qualquer outro objetivo almejado. A reeducação alimentar continua sendo a melhor e mais eficaz ferramenta para atingir estes e quaisquer outros objetivos, e nada substitui (integral ou parcialmente) um prato de comida bem montado, variado e gostoso.

prato completo

3 Comentários

  • Karine

    Oi Thais, sou estudante de nutrição. Estava me informando mais a respeito desses shakes e achei o seu blog…. não poderia ter argumentos melhores pra mostrar o quanto esses shakes não são bons substitutos de uma alimentação. Parabés! beijos.

    • Thais Lara

      Obrigada Karine! Nada substitui a comida de verdade, não é?
      Beijos

  • Temístocles

    Achei um lixo a sua matéria pois se shakes da Herbalife tivesssem haver com problemas no fígado a anvisa não teria liberado para uso como substituto parcial de refeição e nem o ministério da saúde acho melhor você ir ao produto é ler e ver o que tem não usar senso comum , pois o shake assim como a comida tableta de astronautas tem todas as vitaminas minerais que o corpo precisa

Dúvida? Opinião? Sugestão? Deixe um comentário!