Bom dia, sexta feira!!

O final de semana vem aí, e nada mais justo de querermos relaxar, certo?

Geralmente, finais de semana significam descansar, sair com os amigos e família… Mas precisamos lembrar que os finais de semana não podem ir contra a todo o esforço que foi feito durante a semana para melhorar a alimentação! Afinal, entre sábados e domingos (sem contar todos os feriados de novembro), são em média 8 dias por mês, o que significa mais ou menos 26% dos dias. São muitos dias para simplesmente “largarmos a mão” de cuidar da alimentação!

Mas isso não significa que não podemos, por exemplo, sair para comer. Sim, é viável! Já falei aqui para vocês sobre o que comer no restaurante japonês, e hoje vou falar quais são as melhores escolhas quando a opção é pizza!

Quando for comer pizza, nunca chegue à pizzaria (ou aguarde a pizza em casa), com o estômago vazio; procure comer um prato de salada antes da pizza. Isso garantirá um maior aporte de fibras, que irá ajudar na digestão, e dará uma saciedade maior. Assim, 2 pedaços se fazem mais do que suficientes.

Prefira as massas finas, e se houver a opção de massa integral, melhor ainda! Evite aquelas que são fritas (do estilo Pizza Hut), e procure não colocar azeite, para não aumentar o valor calórico! Na pizzaria, é melhor dispensar o couvert, e evite consumir pizza mais do que 1x por semana.

Quanto aos recheios, os melhores são mesmo os mais leves, com vegetais: escarola, rúcula, brócolis, berinjela, abobrinha, alcachofra, shitake, palmito.. Opções com frango desfiado ou atum são também interessantes, pois a proteína leva mais tempo para ser digerida, e dará uma saciedade um pouco mais prolongada. Sobre os queijos, fuja de catupiry e outros queijos cremosos, requeijão, quatro queijos, provolone, gorgonzola e mussarela em excesso. Procure aquelas que são a base de queijos magros como mussarela de búfala, queijo fresco, cottage ou ricota.

Recheios pesados como portuguesa, calabresa, opções com bacon, presunto, outros embutidos ou com linguiças devem ser evitados. A grande quantidade de gorduras deixa estas pizzas muito calóricas e de difícil digestão. O mesmo raciocínio serve para as bordas recheadas. Normalmente, a oferta é com catupiry ou queijo tipo cheddar, que poderão acrescentar cerca de 200kcal por fatia

Se for beber alguma coisa, prefira sucos naturais para também não pesar a refeição e auxiliar a digestão.

Para sobremesa, as pizzas doces não são necessárias! Se quiser uma sobremesa, prefira uma fruta ou salada de frutas, também para aumentar o aporte de fibras e auxiliar na digestão.

Com estas  dicas, você pode economizar quase metade das calorias!!

Veja o valor calórico de algumas pizzas.
Valores referentes a 1 pedaço (120g)
Atum com cebola – 205kcal
Escarola, palmito e mussarela – 242kcal
Palmito e mussarela – 274kcal
Marguerita – 342kcal
Portuguesa – 350kcal
4 queijos – 380kcal
Mussarela – 360kcal
Calabresa e mussarela – 415kcal
Frango com catupiry – 450kcal

Fonte auxiliar: Uol Dieta e Boa Forma – Tabela de Calorias

Se você gostou deste post, poderá gostar também:

A motivação da nutri

11 de outubro, dia nacional da obesidade

Chás laxativos e diuréticos

Inhame

Não existem comentários ainda.

Dúvida? Opinião? Sugestão? Deixe um comentário!