Irritação, estresse, mau humor. O frio me deixa de mau humor. É normal, acontece, nas melhores famílias, dias ruins são tão importantes quanto dias bons. Mas se estes sentimentos de indisposição social são frequentes, talvez seja a hora de procurar ajuda. Pode haver relação com um quadro de ansiedade ou depressão, e por isso é necessário estar acompanhado por uma equipe multidisciplinar. Mas se os sintomas são pontuais, saiba que investir em algumas atitudes e escolhas alimentares pode até salvar seu dia!Garfield mau humor

 Serotonina

Certamente você já ouviu falar nela, mas talvez a importância desta substancia na sua rotina não esteja tão clara. A serotonina é um neurotransmissor responsável por inibir a raiva e agressão, e controlar nosso humor, sono e até fome e apetite. Em resumo, a serotonina é uma das grandes responsáveis pela nossa sensação de bem estar.

Por isso, quando a serotonina estar baixa, pode ser uma das causas do mau humor, ou pode ser que as dificuldades para dormir e a vontade de comer o tempo todo apareçam mais, e até a vontade de comer doces seja maior…

Para aumentar a serotonina

Atividade física regular

atividade física e serotoninaAlém dos outros inúmeros benefícios de praticar exercícios físicos, a prática regular aumenta a produção de serotonina, e por isso aumentam nossa sensação de bem estar

funcionamento do intestino

 

Saúde intestinal

Apesar de ser um neurotransmissor, 90% da concentração da serotonina está no trato gastro intestinal – portanto cuidar bem do funcionamento intestinal fisiológico é essencial – veja este post.

Alimentação

Alguns alimentos são capazes de aumentar a produção de serotonina e outros a melhorar nossa sensibilidade ao neurotransmissor, e estas duas estratégias aliadas provavelmente irão colaborar muito (e rápido!) com a sua melhora de humor:

garfield feliz serotonina

  • Triptofano é o aminoácido precursor da serotonina, então buscar por alimentos que o contenham é um excelente caminho: castanhas e sementes oleaginosas, abacate, leite e derivados, banana, abacaxi,  cacau ou chocolate amargo.
  • Vitaminas do complexo B também participam ativamente da síntese de serotonina, então não deixe de consumir carnes, folhas verde escuras, ovos, cereais integrais(como  aveia, quinoa, arroz integral), leguminosas (ervilha, lentilha, grão de bico). Outros nutrientes importantes para a formação da serotonina são o magnésio (sementes no geral – especialmente de abobora, castanhas e cereais integrais) e vitamina C (tomate, brócolis, pimentão, frutas cítricas, goiaba, acerola)
  • Para melhorar a sensibilidade dos receptores de serotonina nos neurônios, é importante ter alimentos ricos em cromo (nos cereais integrais, levedo de cerveja, cogumelos, aspargos, ameixa e nozes); gorduras tipo ômega 3, presente nas sementes de linhaça e chia, abacate, peixes como atum, sardinha e salmão, e castanhas no geral. Além disto, açúcar, cafeína e gorduras em excesso também reduzem esta sensibilidade, então convém evitar doces e bebidas cafeinadas, como o café e chás escuros tipo preto ou mate, e gorduras trans– presentes nos industrializados em geral.

Serotonina no seu prato

De nada adianta saber o que se precisa comer para melhorar o humor se não há aplicação na mesa, não é mesmo? Então elaborei algumas ideias que podem ser aplicadas no dia a dia e deixar seu menu de bom humor:

Menu CM e lanches serotoninamenu A e J serotonina

Assinatura Thais C. LaraNutricionista

Não existem comentários ainda.

Dúvida? Opinião? Sugestão? Deixe um comentário!