Fevereiro ainda é um mês de alto verão, e tem sido marcado pelos dias ensolarados e de altas temperaturas. Neste cenário, sempre há um grande aliado para ajudar a aliviar a sensação térmica: o sorvete! Claro que sempre o que importa é a moderação e o equilíbrio alimentar, não acho que haja mal em tomar sorvetes de vez em quando. Estes dias quentes implorando por algo mais fresco me fizeram pensar em opções que fossem mais saudáveis, sem tanto açúcar-e-gordura, mas que fossem igualmente gostosas e nos permitissem ter com mais frequência a refrescância que só um sorvetinho proporciona.

A primeira novidade de fevereiro é a série Sobremesa Saudável, que inicia hoje e volta a cada semana deste mês, sugerindo uma receita geladinha e do bem!

Creme de manga será a primeira opção. Muito simples, muito boa, muito saudável e funcional! Para esta versão, só será necessário 1 manga madura, 1 maracujá doce e um pouquinho de leite desnatado (meio copo deve ser mais do que suficiente). O segredo é escolher uma manga que esteja bem madura. Pique-a e leve ao congelador por ao menos 2h. Depois, bata no liquidificador a manga com o maracujá e adicione o leite desnatado conforme for necessário para ajudar a bater – eu usei 2 colheres de sopa de leite para 1 manga. E então, é só colocar seu sorvete em cumbucas ou taças. Se durante o processamento no liquidificador o creme tiver ficado muito liquido, volte-o ao congelador antes de servir. Colocar ou não as sementes do maracujá fica a critério do freguês. Uma boa ideia é bater uma parte das sementes junto à manga, e a outra deixar para decoração na hora de servir.

creme de manga com maracuj[a

Para servir, há também inúmeras opções: na taça, na cumbuca, em porções individuais na xícara de café, no copo de conhaque, na casca do maracujá, com hortelã para enfeitar…. faça uma graça, invente e deixe este momento ainda mais gostoso!

creme de manga_para servir

Esta é uma receitinha muito simples e que pode ter inúmeras variações: bater a manga congelada com 1 copo de iogurte desnatado deixa o creme mais cremoso. O iogurte desnatado pode ser substituído por leite desnatado, leite de coco, ou qualquer outro leite vegetal. E acrescentar algumas folhinhas de hortelã deixa-o ainda mais refrescante. Pode também haver outras invenções: misturar morango à manga ou acrescentar sementes de chia ao creme pronto são algumas opções. Mudar a fruta e repetir a receita com com banana, por exemplo, é também uma ótima – já tem um post antigo com esta ideia aqui. Junto com a banana, canela em pó, essência de baunilha, cacau em pó e nibs de cacau, por exemplo, são diferentes opções para sobremesa.

Para ver a receita completa do creme de manga, clique aqui.

4 Comentários

  • Cristiane Fonseca

    Que legal!!! super adorei. Pratica e facil de fazer. Vou experimentar e colocar no meu blog te marcado, claro. Beijos e obrigada por sempre nos trazer dicas legais e compartilhar conosco!!! ADOOORO SEU BLOG!!! beijos

    • Thais

      Experimente sim, Cris! Esta receitinha é muuito versátil, dá para inventar um monte de coisas!
      Obrigada você por me acompanhar e confiar no meu trabalho!
      Beijo!

  • Cristiane Fonseca

    Thaiiisss… eu recebo notificações por email de todas suas publicações. Adoooro!!

    Olha.. fiz a receita e coloquei no meu blog.. ficou delicioso!!!

    http://rumoao70.blogspot.com/2014/02/domingo-saudavel.html

    beijos Flor!!!

    • Thais

      Cris, adorei!!! Esta semana vem uma outra receitinha de sobremesa delicia também, depois vc me conta o que achou!!
      Beijos

Dúvida? Opinião? Sugestão? Deixe um comentário!