Antes tarde do que nunca, chegou a hora do ultimo post da série Sobremesa Saudável. Por favor, perdoem meu atraso, mas confesso que esta ultima receita deu um pouquinho de trabalho. Isto porque, além do carnaval, algumas outras receitas foram testadas sem sucesso. Mas isto também serve para motivá-los, no sentido de que se uma receita não te agradou, não desista e procure outra que seja melhor. Saibam que para cada receita que eu posto aqui, tem pelo menos uma outra que também foi testada e não deu certo…

Para fechar com chave de outro a série, a receita é um mousse de cacau, e foi inspirada em uma postada no instagram @nutricionistasassociadas – que aliás é um daqueles perfis que vale a pena ser seguido.

Escolhi esta receita não apenas por ser deliciosa, mas também pelo alto valor nutricional. Além dos inúmeros benefícios da biomassa de banana verde (que já falei aqui) e da aveia ( leia mais sobre ela aqui e aqui),  seu principal ingrediente, o cacau, é um super alimento!

Cacau (imagem da internet)

O cacau é um fruto riquíssimo em antioxidantes, fibras, vitaminas do complexo B, C e minerais como cálcio, zinco e magnésio. Por isso, o cacau tem efeito anti-inflamatório e já se sabe que pode ser um aliado no controle de doenças cardíacas, diabetes e pressão alta.

Os flavonoides, antioxidantes do cacau, são também responsáveis pelos efeitos neurológicos do fruto: são capazes de melhorar a função cognitiva e memória, por melhorar a oxigenação do cérebro. Além disso, os flavonoides estimulam a liberação de endorfinas, aquele mesmo hormônio que é liberado durante a prática de atividades físicas, e que aumenta a disposição mental, bom humor, combate a depressão e reduzem a ansiedade. Por incrível que pareça, por este sistema é possível reduzir a vontade de doces que pode atrapalhar quem quer manter ou perder peso, ou até mesmo aqueles sintomas conhecidos durante a TPM (mais dicas sobre TPM, veja este post!). Mas para isto, o consumo deve ser de cacau, ou de chocolates que tenham ao menos 60% de cacau – para saber mais sobre o vício em doces e chocolates, e como controlá-los, leia este post.

Por fim, vamos à receita:

Ingredientes:

½ copo de leite desnatado (pode ser leite de coco ou outro leite vegetal que você prefira)

1 colher de sobremesa rasa de cacau

2 colheres de sopa de biomassa de banana verde (receita aqui)

1 pitada de canela

2 tâmaras bem doces

1 colher de sobremesa de aveia

Se a biomassa estiver congelada, derreta o cubinho com água quente, mas depois que estiver líquido, deixe a água evaporar um pouco. Bata tudo no mixer ou liquidificador, até homogeneizar.

A ideia de acrescentar aveia (além das fibras, claro), é para deixar a sobremesa com uma consistência mais cremosa, obtida quando a aveia é cozida. Então você pode optar por cozinhar o creme na panela ou microondas (por 1 minuto, parando a cada 20 segundos para mexer). Depois, coloque em um taças e leve para gelar. Na hora de servir, polvilhe um pouco mais de canela por cima, para dar um charme.

endoc2

Se achar que o sabor está um pouco amargo, adicione mais uma ou mais tâmaras. Uvas passas devem funcionar bem também. Ou ainda, um pouco de mel ou adoçante culinário. Colocar amêndoas ou avelãs picados, antes de gelar o mousse, vai deixá-lo ainda mais gostoso!

Além de ser uma sobremesa saudável, o mousse de cacau pode também ser um complemento para o café da manhã, lanche intermediário, ou pré/pós treino.

Confesso que o creme de cacau quentinho, depois de cozinhar a aveia, também me agradou, e logo pensei nele como um fondue fit/saudável! 🙂

Para ver a receita em modo para impressão, clique aqui.

Não existem comentários ainda.

Dúvida? Opinião? Sugestão? Deixe um comentário!