Fiquei encantada com esta receita! Não sei se pelo fato do consumo da framboesa ser infelizmente difícil no Brasil (a framboeseira só sobrevive à temperaturas muito baixas, durante longos períodos no ano) ou se por ser um sorbet, que é naturalmente leve e gostoso.

A framboesa é uma frutinha muito delicada, com uma cor linda, oca por dentro, e com um sabor super doce. Tem baixo valor calórico e é rica em vitaminas (especialmente B1, B5 e C), proteínas e fibras.

Uma receita de sorbet é normalmente bem simples, e seu benefício em relação a um sorvete comum é que sua base é água, e por isso, não contém nenhum tipo de gordura.

Esta receita de sorbet de framboesa eu adaptei de uma outra (que era de gelatina) que encontrei na internet. Mas uma coisa que gostei dela é que, se for necessário usar açúcar, a quantidade é mínima. Isto porque além do sabor doce da framboesa, a receita usa aquele truque do purê de maçã, lembram deste post? – Metade do açúcar, o dobro de sabor, o triplo em saúde!

E claro que a receita é super passível de mudanças: a framboesa pode ser trocada por outras frutas (morangos devem ficar ótimos, mirtilos, amoras, cerejas…!!!), pode-se adicionar outros ingredientes, como hortelã ou até trocar o açúcar por adoçante ou mel!! O sorbet pode fazer parte da rotina como uma sobremesa, lanche intermediário ou pré/pós atividade física. Então, vamos à receita!

**sorbet de framboesa**

sorbet de framboesa

Ingredientes

500g de framboesa (as congeladas funcionam muito bem, mas morangos, mirtilos e amoras também devem funcionar)

suco de 1/2 limão siciliano

1 colher de sopa rasa de açúcar (dependendo da fruta, pode ser que não seja necessário, mas a troca por adoçante também é possível)

1 maçã com casca

1/2 xícara de água

Primeiro, deixe as framboesas descongelarem um pouco. Em seguida, bata-as no liquidificador, reserve. Corte a maçã em pedaços e bata-a no liquidificador com quantidade suficiente para que vire um purê, reserve. Volte o creme de framboesa para o liquidificador e bata com o suco de limão e o açúcar. Em seguida acrescente o purê de maçã, e deixe bater mais um pouco. Coloque em taças e leve para gelar. Se ficar na geladeira, será um creme de frutas; no congelador a textura fica como de um sorbet!

Para ver esta receita no modo para impressão, clique aqui.

Não existem comentários ainda.

Dúvida? Opinião? Sugestão? Deixe um comentário!