Quem me conhece sabe que eu tenho uma quedinha pelas chamadas frutas vermelhas.. por exemplo, AMO cereja, morango, amora, mirtilo, acerola, framboesa… E como elas são muito sazonais, e algumas nem são cultivadas no Brasil, muitas vezes eu recorro às congeladas.

As frutinhas vermelhas normalmente são ricas em antioxidantes, em especial aqueles que cuidam do coração… aqueles que auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, a reduzir colesterol, não deixar formarem as famosas placas de ateroma, são anti-inflamatórias… Enfim, as atuações benéficas dos antioxidantes para o coração, são inúmeras..

Hoje fiquei com vontade de tomar um suco como lanche da tarde, e fiz uma combinação que ficou ótima. Por isso, o batizei de suco amigo do coração!

A minha mistura foi assim:

Amora: rica em cálcio e potássio é boa para quem faz atividades físicas. Tem propriedades antissépticas, calmante, diuréticas, refrescantes, e principalmente antioxidantes (fonte de vitaminas C e E)

Mirtilo: anti-inflamatória, hipoglicemiante (não deixa a glicemia não subir muito – boa para todo mundo, especialmente diabéticos), rica em fibras e antioxidantes: antocianinas – previne o envelhecimento celular – e  resveratrol,  substância que comprovadamente auxilia na saúde cardiovascular.

Uva: diurética, rica em fibras, cálcio, ferro, é boa para amenizar o cansaço intelectual e melhorar a cicatrização. É também bastante antioxidante, por conter bastante vitamina C, catequinas (atua no sistema imune), flavonoides e resveratrol. Tem também boa atuação para amenizar o aspecto cansado da pele e para a manutenção da saúde do coração.

Aveia: contém proteínas e vitaminas, principalmente complexo B. Importantíssima fonte de fibras, que auxiliam na regulação do intestino, dão sensação de saciedade, reduzem a absorção de açúcar e colesterol, ajudam no tratamento da hipertensão, diabetes e na manutenção do peso. Por isso tudo, a aveia é importante para o coração.

E além de todos os benefícios, o suco ficou uma delícia!

A receita do suco amigo do coração está aqui!

 

1 Comentário

  • Zelia Melo

    OI Thais! mais uma dica deliciosa e saudável! Adorei, vou fazer no fds. bjs
    Zelia

Dúvida? Opinião? Sugestão? Deixe um comentário!