Muito mais do que simplesmente parar de comer, a perda de peso deve ter por base a troca de alimentos não tão saudáveis e muito calóricos, por outros, que tragam benefícios nutricionais, e nem sempre com menor número de calorias.

Uma dieta saudável que traz bons resultados (e é possível de ser feita), obrigatoriamente deve ser individualizada, considerando todos os hábitos alimentares e de vida de cada pessoa, favorecendo a manutenção de massa magra, e compatível com uma vida social. Por que é claro que de sopa, ou shakes, ninguém vive para sempre…

Então, pensando nisso (e na minha promessa no final do post anterior – São só 100kcal) seguem 10 trocas alimentares que enriquecem a dieta, em termos de qualidade alimentar..

 1. Pão branco por pão integral

O ganho aqui não é exatamente em termos calóricos, mas sim em termos de fibras. As versões integrais são mais ricas em fibras, que auxiliam na saciedade prolongada, no bom funcionamento do intestino e na redução do colesterol.

2. Laticínios integrais por desnatados

Isto é, leite e iogurte desnatados e queijos brancos. A versão integral (ou queijos amarelos) são ricos em gorduras saturadas (aumenta o colesterol) e  calorias. Além disso, os iogurtes integrais têm muito açúcar, e podem ser substituídos por iogurtes tipo probióticos – aqueles que contêm microorganismos, e que quando ingeridos exercem efeitos benéficos para a saúde da microflora intestinal.

3. Bolachas doces por integrais

Além da redução de gorduras e açúcar, uma substituição importante aqui é da farinha refinada pela integral, com mais fibras.

4. Vegetais enlatados por in natura

Quanto mais in natura melhor! Os enlatados são menos saborosos, e contêm muito sódio, que influi diretamente na retenção de líquidos e na pressão arterial!

5. Pizza de mussarela pelas de vegetais

Deixar pra lá as camadas (e camadas..) de queijo das pizzas pode significar reduzir o consumo das gorduras saturadas do seu cardápio. Optar por pizzas de escarola, rúcula, brócolis, abobrinha, alcachofra pode significar em uma economia de quase metade das calorias!

6. Sanduíches tipo “bauru” por peito de peru e queijo branco

Queijo prato e presunto, ricos em gorduras saturadas e colesterol, não são as melhores opções para quem está querendo controlar o peso. A substituição destes pelo peito de peru e queijo branco, economiza gorduras e calorias. Só fique atento ao tamanho do lanche!

7. Camarão por peixe

Não é todo mundo que sabe, mas os camarões são riquíssimos em colesterol! 100g de camarões pode trazer quase o triplo de colesterol do que a mesma quantidade de um peixe gordo, como o salmão. Além disso, o salmão é rico em ômega 3, importante aliado para a redução e controle do colesterol e triglicérides sanguíneos.

8. Picanha por lombo

Mas carne de porco??

“O porco não é mais gordo que o boi nem o boi é mais gordo que o porco. Tudo é uma questão de corte.” Alguns cortes bovinos têm menos gorduras (alcatra, filé mignon), e outros tem mais, como é o caso da picanha e do cupim. O mesmo serve para a carne suína; o lombo é mais magro que o pernil, por exemplo. Mas ainda assim, é possível reduzir mais a gordura; é importante retirar toda a gordura aparente de todas as carnes, antes do preparo.

9. Molho branco pelo de tomate

No prato de macarronada do domingo, o macarrão é o mais inocente! O que vai tornar o prato mais (ou menos) saudável, é a escolha do molho. Em 2 colheres de sopa de molho branco, encontram-se aproximadamente 4,5g de gordura (o que já representam 40kcal, só pelas gorduras). No molho sugo, por outro lado, as mesmas 2 colheres de sopa representam 0,1g de gordura! E claro, o molho de tomate feito em casa, é ainda mais saudável do que os enlatados!

10. Pipoca de micro-ondas pela de panela

Sim, tem diferença.. A praticidade da versão para microondas traz consigo uma quantidade de gorduras saturadas e trans. Quando optamos por fazer na panela, podemos usar uma gordura mais saudável (como o azeite, óleo de canola ou soja), e aproveitar as fibras do milho, deixando o colesterol em paz!

Quer ver mais trocas inteligentes?

Fontes usadas para este post: 20 trocas contra o colesterol e Trocas inteligentes que emagrecem

Se você gostou deste post, poderá gostar também:

São só 100 kcal…

Eu não uso açúcar

Hora do lanche

Prato colorido

2 Comentários

  • Cláudia Matsukuma

    As dicas são bem vindas e muitas delas eu já faço.Temos que refrescar sempre a nossa memória. Valeu. Estou indicando seu blog para a minha família e amigos. Bjs, Claudia Matsukuma.

    • Thais

      Que bom, Claudia, obrigada!!

Dúvida? Opinião? Sugestão? Deixe um comentário!