Há quem diga que as unhas são o reflexo da saúde do organismo…

Bem, talvez as unhas não sejam o único, e nem o melhor dos indicadores, acho que não se trata de um retrato fiel de nossa saúde.. Mas que dão uma boa dica de como anda a alimentação da pessoa, ah isso com certeza! Exatamente, a alimentação reflete também nas unhas! As unhas são anexos da pele e são compostas por muuuita queratina (que é uma proteína), e seu crescimento recebe estímulos hormonais e nutricionais. Desta forma, pode haver interrupção do crescimento ou alterações na estrutura das unhas no caso de existirem algumas doenças e/ou carências nutricionais. Isso acontece porque nosso inteligente organismo prioriza as reservas de proteínas, vitaminas e minerais para órgãos vitais e, quando necessário, os retira das unhas e cabelos, que então ficam opacos, quebradiços, fracos e sem vida.

Como eu sei se minhas unhas estão saudáveis?


Uma unha saudável é em geral transparente, lisa, com crescimento contínuo e colada ao leito. Se as suas unhas estão fracas, quebradiças, descamando, finas e/ou com aspecto poroso, pode significar que haja alguma carência nutricional. No entanto, observe que traumas localizados (como uma batida, ou pessoas que fazem trabalhos manuais, ou que digitam muito), o uso excessivo de esmaltes e removedores e algumas doenças também podem ser importantes na aparência das unhas. As alterações da tireoide, por exemplo, conhecidas como hiper e hipotireoidismo, afetam a produção de hormônios, o que reflete diretamente na saúde das unhas. O hipertireoidismo pode deixar as unhas finas, fracas, abauladas e descolando, enquanto o hipotireoidismo pode deixá-las opacas e grossas. As doenças grastrointestinais, por outro lado, afetam a absorção de nutrientes, podendo resultar em uma carência nutricional. Nestes casos, é comum que as unhas aparentem fracas, frágeis, descamando, descolando, ou até doloridas.

Para garantir unhas fortes

Como eu sempre digo, o equilíbrio é a alma do negócio! Nenhum alimento ou nutriente age sozinho, então quanto maior for a variedade alimentar, maiores as chances de você conseguir consumir todos os nutrientes, e então mais saudável estarão suas unhas (e sua pele, seus cabelos, seu intestino, seu humor…. seu organismo como um todo!). Então fique atento à aparência de sua unha e capriche nos nutrientes que podem te ajudar:

UNHAS4

O consumo adequado de proteínas é essencial para garantir boas quantidades disponíveis no organismo, de forma que não seja necessário usar a queratina das unhas. Assim, consuma com frequência carnes vermelhas, aves, peixes, ovos, leites e derivados.

unhas1

A falta de ferro pode deixar as unhas secas, quebradiças, opacas, com marcas transversais, em formato côncavo ou até descolando. Então, para unhas fortes, consuma com frequência carnes (em especial as vermelhas), feijão, lentilha, espinafre, soja, rúcula, frutas secas, amêndoas e pães integrais.

UNHAS5

A deficiência de cálcio deixa as unhas quebradiças. Para garantir boas quantidades, mantenha no seu dia a dia alimentos como leite e derivados, peixes, nozes, amendoim, castanha de caju, uva, cereais integrais, couve, chuchu, chicória, feijão, lentilha e vegetais de folhas verdes como espinafre e brócolis.

UNHAS 6

A falta de zinco deixa as cutículas secas e grossas, descamando intensamente ao redor das unhas, que apresentam coloração acinzentada, com manchas brancas e linhas verticais. Para manter boas quantidades de zinco circulando no seu organismo, consuma com frequência carnes, fígado, frutos do mar, ovos, grãos integrais, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão de bico, soja), nozes e sementes como linhaça e gergelim

UNHAS2

Organismo hidratado favorece a absorção e ação dos nutrientes, permitindo melhor circulação dos mesmos, e atuando no fortalecimento das unhas.

UNHAS3

A falta de vitamina A deixa as unhas com aspecto de casca de ovo (esbranquiçada e quebradiça). Garanta um bom consumo de alimentos fonte desta vitamina, como cenoura, tomate, caju, mamão, espinafre, brócolis, chicória, abóbora, gema de ovo, leite e derivados

UNHAS7

A insuficiência deste conjunto de vitaminas deixam as unhas fracas, escuras, sem brilho, e marcadas por linhas longitudinais azuladas. Para melhorar estes aspectos, consuma com frequência alimentos como nozes, espinafre, berinjela, soja, lentilha, gema de ovo, abacate, cenoura, semente de girassol, cereais integrais.

unhas 8

O consumo adequado de vitamina C previne o aparecimento de pontos vermelhos por baixo das unhas. Consumir alimentos ricos em vitamina C ajudam a manter as unhas mais saudáveis. Então, tenha hábito de consumir laranja, limão, kiwi, acerola, goiaba, caqui, brócolis, tomate,

UNHAS9

  • Que as unhas crescem em média 3mm por mês;
  • Que as unhas das mãos demoram de 4 a 6 meses para crescer da base às pontas, enquanto que as dos pés levam de 6 a 12 meses;
  • Que o crescimento das unhas varia de acordo com raça, idade, ambiente, ocupação…
  • Mas que no geral, as unhas dos homens crescem com mais rapidez do que das mulheres, exceto durante a gestação quando a velocidade de crescimento das unhas das mulheres alcança à dos homens

Não existem comentários ainda.

Dúvida? Opinião? Sugestão? Deixe um comentário!