Cozinha prática

Como armazenar castanhas?

Que consumir castanhas ou outras sementes oleaginosas é bom, muita gente sabe – e eu inclusive já falei bastante das castanhas aqui: Sobre sementes oleaginosas. Mas o que algumas pessoas sempre perguntam é qual é a melhor forma de armazenar castanhas em casa para que durem bastante, e para que as propriedades nutricionais sejam preservadas?

O primeiro cuidado a ser tomado é com a contaminação. Muitos produtos (principalmente quando comprados à granel) estão contaminados com mofo ou pequenos ovos de insetos – ainda que invisível aos olhos. Então o ideal é comprar os produtos já embalados pela indústria ou sempre em locais de extrema confiança, além, claro, de ficar de olho no prazo de validade.

castanhas à granel
Eu mesma adoro compra à granel! Mas precisa tomar muito cuidado…

Outro ponto importante é o recipiente onde as castanhas serão armazenadas. É importante que, assim que chegar em casa, sejam tiradas dos saquinhos onde são vendidas, e sejam colocadas em um recipiente limpo e seco, preferencialmente de vidro ou aço inoxidável, e com fechamento hermético ou com rosca.

O alto teor de gorduras e antioxidantes das castanhas as deixam muito sensíveis à temperatura ambiente ou quente, luminosidade, e até contato com o ar. Então, para evitar a perda de nutrientes e que a gordura fique rançosa, é importante cuidar destas variáveis. O ideal é armazenar as castanhas em local fechado, sob refrigeração. As temperaturas mais baixas também previnem a perda de umidade e o desenvolvimento de mofo ou a eclosão de ovos em pequenas larvas. Se mantidas em temperatura ambiente, as castanhas duram no máximo 2 semanas, quando em refrigeração, podem durar meses! – exemplo: amêndoas sem casca e refrigeradas, 9 meses; nozes, 12 meses; castanha do Pará, 9 meses.

Fique sempre atento à cor e sabor das castanhas. Colorações escuras ou amareladas e/ou sabor alterado (como gordura rançosa) são grandes indicadores de que a semente oleaginosa já perdeu boa parte de suas propriedades, e não está mais adequada para consumo.

castanhas inteiras

Procure também comprar as oleaginosas sempre inteiras. Quando em pedaços, quebradas ou em pó, o contato com o ar e exposição à luz já ocorreram de forma muito significativa, então a perda de nutrientes provavelmente foi potencializada. É bem possível que o sabor da castanha já esteja alterado nestes casos. Prefira picar ou moer em casa, momentos antes do consumo.

Sabendo armazenar bem, é só aproveitar todos os benefícios que estas sementes oleaginosas trazem para nossa saúde!