Receitas

Bolo super integral de banana

Se você procurar na internet, vai encontrar uma infinidade de receitas de bolo integral. Mas na verdade, eu nunca tinha achado uma receita que fosse realmeeente integral (sem nadinha de farinha branca) e que ficasse gostoso. Então, por falta de 1, achei logo 2 receitas que eu gostei, e pra não ficar na dúvida, acabei misturando as duas e terminei com uma receita com toques meus! A receita final ficou super fácil, rápida e, olha, fez sucesso!!! 🙂

Bolo integral de banana

Ingredientes

– 1 xícara de aveia em flocos

– 2/3 xícara de chá de aveia em flocos finos

– 1/3 xícara de farinha de linhaça

– 3/4 xícara de açúcar mascavo

– 5 a 6 bananas

– 1/4 xícara de óleo vegetal

– 2 colheres de sopa cheias de mel

– 3 ovos

– 1 colher de sobremesa de fermento em pó

– 1 colher de sobremesa de canela em pó

– 1 colher de chá de essência de baunilha

– óleo/margarina e aveia em flocos finos, para untar a forma

Modo de fazer

– Pré aqueça o forno por  a  minutos

– Bata no liquidificador: 3 bananas, o óleo, o mel, os ovos e a baunilha.

– Em uma vasilha, misture os ingredientes secos.

– Junte as duas misturas e mexa com uma colher.

– Pique as outras 2 ou 3 bananas em quadradinhos ou rodelinhas, e adicione à massa

– Unte a forma com um pouco de óleo ou margarina e polvilhe com os flocos finos de aveia.

– Asse por cerca de 45 minutos.

bolo integral de banana

Observações: Se for do seu gosto, experimente acrescentar castanhas ou nozes picadas à massa. É também possível trocar a banana por maçã : ) É possível também trocar o óleo vegetal por óleo de coco (o óleo de coco parece ajudar no processo de perda de peso, mas isto o assunto é polêmico, e fica para outro post! rsrs..)

No final, o bolo integral ficou ótimo, com cara e sabor de pão de mel. Só que, por ser integralmente integral, quando for consumi-lo, é preciso tomar bastante água para não desregular o trânsito intestinal, ok?

Uma boa dica para deixar este bolo ainda mais saudável e tentar reduzir a quantidade de açúcar (fiquei incomodada ao adicionar 1 xícara quase cheia de açúcar…). Eu acredito que, pela presença do mel, seja possível reduzir a adição de açúcar sem comprometer o sabor. Mas é também possível (e mais saudável) aumentar um pouquinho do mel ou fazer aquelas substituições com frutas ou frutas secas, que falei neste post. Ou ainda, trocar por adoçante especial para forno e fogão.

Este bolo integral é uma ótima opção para um café da manhã especial de dia dos pais, por exemplo!! Ou um café da tarde diferente para receber a família no final de semana. Mas uma ideia boa mesmo, é usá-lo em substituição aos bolinhos industrializados, para mandar de lanche da escola para as crianças!! 🙂