Receitas

Creme de abacate e cacau

Há alguns anos eu encontrei uma receita na internet que me chamou a atenção. Era um “mousse de chocolate falso”, feito com abacate e cacau em pó. Lembro de ter ficado bem empolgada, pois chocólatra que sou, logo pensei num mousse de chocolate dos bons. Se não me engano, a receita levava, além do abacate e do cacau em pó, banana nanica, essência de baunilha e mel.

Não sei exatamente o que deu errado, porque esta combinação de ingredientes até me agrada, mas naquele dia ou tal “mousse de chocolate falso” ficou bem estranho.

chocolate
se não for chocolate de verdade, não diga que é! (imagem da internet)

Era um gosto forte de banana nanica, com um cacau amargo demais… Enfim, foi uma frustração. Eu nunca mais quis dar chance àquela receita, e nunca mais esqueci que mousse é mousse, e receita com abacate é receita com abacate.

 Pois bem, passou-se um bom tempo, e há 2 semanas mais ou menos eu estava aqui com um abacate maduro, que sabia que não ia dar conta de comer antes de estragar. Cortei em cubos e congelei – aliás, dica boa essa, para não deixar estragar as frutas. Serve para praticamente todas. Ontem me lembrei dele e fiquei pensando o que poderia fazer.

Coloquei no processador com um pouquinho de leite (bem pouco, só pra ajudar a bater mesmo), cacau em pó e 1 colher de sobremesa de mel. Não estava muito confiante, pois a ideia me remeteu muito à experiência anterior. Mas era o que tinha, e eu resolvi tentar.

Surpresa!

Ficou absurdamente bom! E acho que alguns pontos diferentes da receita anterior ajudaram bastante:

  • O abacate congelado deixou o creme com uma textura de sorvete
  • O cacau que usei é de uma marca diferente da primeira vez, e no geral eu gosto mais deste.
  • E eu realmente caprichei na quantidade de cacau!
  • Não tinha banana nanica – que eu não gosto muito. O sabor predominante foi mesmo do abacate e do cacau.
  • Eu não tinha a expectativa de ser um mousse de chocolate. Estava ‘só’ esperando um creme de abacate

Gostei tanto que vou criar o hábito de sempre ter um abacate congelado! rs.

Lembrando que o abacate é uma ótima fonte de gorduras insaturadas (ômega 9), com efeito anti inflamatório, importante para a perda de manutenção de peso. O abacate também tem componentes que ajudam a reduzir o estresse e ansiedade, então podem ser muito valiosos para quem tem insônia, sintomas depressivos e/ou de TPM.

Comportamento

Esta receita só reforçou um pensamento que nos últimos tempos tenho muito claro pra mim. Quando temos vontade de comer algum alimento específico, o melhor que se pode fazer para suprir a vontade, é realmente comer este alimento! Não existe “enganar o cérebro” ou comer uma “versão saudável”. Quando isso acontece, provavelmente a vontade não será suprida, e este comportamento vai aumentar a ansiedade e desejo do alimento “proibido”. Com mais vontade e ansiedade, fica mais difícil cuidar das quantidades que se come, e então entra-se num ciclo vicioso de restrição e compulsão. Já falei um pouco mais sobre este assunto aqui também aqui. Então, minha gente, na vontade de comer mousse de chocolate, por favor, escolha um bem gostoso e mate sua vontade! Mas se tiver vontade de um creme de abacate, espero que vocês gostem desta receita tanto quanto eu me surpreendi! 🙂