Receitas

Granola caseira

Se tem uma coisa que eu adoro, é granola. Gosto muito mesmo. Mas eu gosto de granola pedaçuda e crocante, melhor ainda se tiver castanhas. Há um tempo fiz uma análise de rótulos de granolas no stories do instagram (@nutrirbem.thais – está salvo pra quem quiser ver, no destaque de rótulos), que só confirmou o que eu já sabia: as granolas industrializadas tem bastaaaante açúcar, e muitos outros ingredientes não necessariamente essenciais em suas receitas.

E eu também tenho em arquivo várias receitas de granolas, mas confesso que foram poucas as vezes que coloquei a mão na massa para fazer uma ao meu gosto. Recentemente encontrei uma receita que gostei, e finalmente consegui testar. E como vocês sabem, as receitas que coloco no blog são as que testei e gostei, portanto aqui vai mais uma delas!

ingredientes

1 colher de sopa de açúcar demerara

Raspas de casca de ½ laranja (usei a lima)

2 xícaras de aveia em flocos grossos

½ xícara de amêndoas

½ xícara de nozes

2 colheres de sopa de quinoa em grãos (usei a branca)

Uma pitada de sal

¼ de xícara de óleo de coco derretido

¼ de xícara de melado de cana

½ xícara de cranberries

modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180°C e forre uma assadeira média com papel-manteiga. Em uma tigela, misture o açúcar e as raspas de laranja. Massageie com as pontas dos dedos para que o açúcar pegue a essência da laranja. Essa mistura ficará com uma cor laranja e brilhante. Junte os demais ingredientes secos, exceto as cranberries. Em outro recipiente, misture o óleo de coco e o melado. Despeje sobre os ingredientes secos e misture até envolver tudo. Transfira para a assadeira e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos. Na metade do tempo, abra o forno e mexa a granola com uma colher para não queimar. Quando estiver dourada, retire do forno. Deixe amornar e adicione as cranberries. A granola ficará crocante só depois de fria. Dura até 7 dias em um pote bem fechado.

minhas observações:

  • Eu usei cranberries mesmo, como pedia a receita. Mas com certeza podem ser substituídas por outras frutas secas. Achei que com o sabor da laranja, o damasco picadinho deve ficar bom demais!
  • A receita pedia para forrar a assadeira com papel manteiga – o que eu fiz. Mas estava usando uma assadeira de fundo removível, e um pouco do papel manteiga ficou sobrando embaixo dela. No meio do processo o papel manteiga começou a queimar, então eu tirei o papel manteiga e troquei a forma. Mas a granola ficou bem grudada. Então é importante usar o papel manteiga, mas não deixe ele para fora da forma! rs.
  • Esta também é uma granola com bastante açúcar. Mas estamos falando em açúcar de boa qualidade, pois o açúcar demerara e o melado têm muitos micronutrientes além do açúcar em si. E na verdade, não tem problema um alimento conter açúcar. É só importante que você saiba disso quando for consumir. Muitas pessoas entendem granolas como “um alimento saudável” e por isso supõem que não contêm açúcar, o que nem sempre é verdade.

Espero que vocês gostem dela tanto quanto eu! Achei que combinou muito com fruta, iogurte, kefir, leite… E tenho usado como café da manhã ou lanche da tarde, pois tem bastante fibras e proteínas e por isso dá bastante saciedade!