Receitas

Not so fast food – hambúrguer caseiro

Acredito que grande parte das pessoas que buscam alimentar-se melhor e de forma mais saudável, risquem do seu cotidiano alimentos vendidos em redes de fast food. E faz sentido, são normalmente alimentos altamente processados, ricos em gorduras, calorias, sódio e açúcares, com baixíssimo valor nutricional (para saber mais sobre densidade calórica de alimentos, veja este post). No entanto, excluir redes de fast food da sua vida não precisa significar nunca-mais-comer-hamburguer-e-batata-frita! Mas deve significar escolhas mais saudáveis, com mais alimentos in natura ou minimamente processados. Assim, todas as vezes que você quiser algum alimento comumente encontrado em embalagens plásticas, saquinhos laminados ou nas próprias redes de fast food, procure uma receita e faça em casa! Tenha certeza que você terá sabor e valores nutricionais muito superiores à “praticidade” encontrada nas prateleiras por aí.

Para começar sua saga em busca de not so fast foods, encontrei receitas deliciosas e muito saudáveis de  hamburguer caseiro com aveia e batatas rústicas assadas com alecrim – são preparações tão gostosas, que não há crítico pra botar defeito! Estas que eu testei são do site Panelinha (que aliás, tem receitas ótimas), mas a versão de hamburguer caseiro da Vanessa Musskopf, do blog Santa Dieta, também me pareceu ótima! Acredite, na internet você pode achar todas as receitas do mundo!!

Hamburguer caseiro com aveia

Você vai precisar de:

ingredientes_hamburguer

Modo de fazer:

Em uma tigela, misture todos os ingredientes com as mãos. Quando a mistura estiver homogênea, pegue pedaços da massa e molde-os em formatos de hamburguer (ou use forminhas de cortes especiais, as crianças amam!). Em uma frigideira anti-aderente, “frite” os hambúrgueres. Se achar realmente necessário, coloque um pouco de azeite.

pre preparo_hamburguer

 

Batatas rústicas com alecrim

Você vai precisar de:

Ingredientes

Modo de fazer:

pre preparo

Corte as batatas no formato que achar melhor (gomos, palitos, rodelas grossas… tanto faz!). Coloque-as em uma panela e cubra-as com água. Leve ao fogo alto e, quando a água começar a ferver, deixe cozinhar por 6 minutos. Escorra as batatas e transfira-as para uma assadeira. Tempere-as com alecrim, sal grosso e azeite. Se você gostar de alho, coloque alguns dentes inteiros (com ou sem casca) para assar junto com as batatas. Leve a forma ao forno pré aquecido a 180ºC, por cerca de 40 minutos.

prato pronto

Para ver as receitas completas: Hamburguer caseiro com aveia e Batatas rústicas com alecrim