Boas dicas

Metade do açúcar, o dobro do sabor, o triplo de saúde

Por sugestão de uma leitora, fiz uma pesquisa para encontrar formas saudáveis de substituir o açúcar em receitas de sabor doce, mas sem usar açúcares diferentes (como demerara ou mascavo, por exemplo), mel ou adoçantes. Até me surpreendi, pois encontrei ótimas opções, que com certeza deixam a receita menos calórica e muito mais saudável:

#especiarias

São temperos e condimentos que realçam os sabores. Muito se engana quem acha que especiarias são apenas para pratos salgados. A canela, por exemplo, é muito indicada para receitas de bolos e biscoitos e, por acentuar o sabor doce, pode substituir de 1/3 a ½ da quantidade de açúcar. O gengibre combina muito com receitas mais cítricas, em especial aquelas que levam frutas como maçã ou pera. O anis estrelado é recomendado para substituir parte do açúcar em pudins, sem alterar a textura ou sabor. A baunilha atua como a canela, reforçando o sabor doce, e pode ser usada em pudins, bolos, cremes, sorvetes, sucos e vitaminas. Noz moscada naturalmente tem o sabor doce e pode ser usada em preparações doces ou salgadas, mas combina especialmente com receitas de bolos, tortas, pudins e receitas que levem baunilha!

# frutas

Algumas receitas permitem que o açúcar seja substituído pelo doce sabor  natural das frutas. Por exemplo, tente trocar o açúcar de sucos e vitaminas por banana nanica. Ou, bater ao iogurte natural frutas doces como morango ou manga. Frutas secas em pedacinhos também funcionam. Li também em algum lugar uma orientação sobre substituir ½ do açúcar pela mesma quantidade + 1/3 de maçãs picadas; Exemplo: na receita se pede 1 xícara de açúcar; troque por: ½ xícara de açúcar + ¾ xícara de maçãs picadas.

# purê de frutas

É possível substituir o açúcar por purês de frutas secas ou maçãs. Além da redução calórica, há um acréscimo de vitaminas e minerais.

Como fazer:

Frutas secas: pique-as e coloque em uma panela com água suficiente para cobrí-las. Tampe a panela e cozinhe em fogo brando, até que fiquem macias. Bata no liquidificador ou processador de alimentos.

Maçãs: descasque-as, retire o miolo e corte em fatias finas. Coloque-as em uma panela e adicione 1 colher de sopa de água por maçã. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 30 minutos, ou até que fiquem macias. Amasse com um garfo ou bata no liquidificador ou processador de alimentos.

Como usar: O uso do purê de frutas secas ou maçã pode ser trocado por até 50% da quantidade de açúcar, e também pode ser substituto para até 50% da quantidade de gordura da receita! Exemplo: na receita é solicitado o uso de 50g de açúcar + 50mL de óleo; troque por: 25g de açúcar + 25mL de óleo + 50g de purê de frutas. Para massas claras, use o purê de maçã, e para massas escuras, como de chocolate, use o purê de frutas secas – a ameixa, em especial, fica ótima!

Obs: massas como o pão de ló exigem uma textura final diferente, e dependem muito da proporção açúcar x gordura. Então, neste tipo de preparação, não é recomendável fazer esta troca.