Cozinha prática

Molho de tomate caseiro e reforçado

Molho de tomate é uma coisa que sempre que consigo, faço em casa. Acho que fica muito mais gostoso, principalmente porque quando faço, deixo pedaços de tomate inteiros no molho. No geral faço só com tomate e manjericão, mas outro dia tinha alguns legumes sobrando em casa, e resolvi experimentar um molho mais reforçado.

Receita

Usei 1kg de tomate tipo italiano bem maduro, 3 beterrabas pequenas, 2 cenouras pequenas, 1 cebola, 2 dentes de alho e ½ maço de manjericão.

tomate picado
Tomates italianos
Beterraba e cenoura picadas

Piquei tudo grosseiramente. Refoguei a cebola e o alho com azeite e adicionei os tomates. Conforme foram cozinhando foi ficando mais líquido pois o tomate solta bastante água. Então adicionei os pedaços de beterraba e cenoura e uma parte do manjericão, e deixei cozinhar. Quando a cenoura e a beterraba já estavam cozidas (e o tomate desmanchando), bati tudo no mixer. Ficou um molho bem grosso, até adicionei um pouco de água. Em seguida, adicionei o restante do manjericão.

Observação

Minha ideia original era colocar só 1 beterraba e 1 cenoura. Mas as que eu tinha estavam tão pequenas que acabei colocando mais. Mas achei que o sabor da beterraba predominou muito, e ficou quase um molho de beterraba, rs. Ficou bem gostoso, mas em uma próxima tentativa, vou colocar menos para ficar mais com cara de molho de tomate.

Naquele dia servi com spaguete e acho que justamente por causa do meu “exagero” na beterraba, a cor ficou bem bonita!

espaguete com molho caseiro
Espaguete com molho caseiro reforçado

Congelamento

molho de tomate para congelar
Molho de tomate caseiro e reforçado, para congelar

Como sobrou bastante molho, eu resolvi congelar em potes de vidro para já ter pronto e facilitar os dias mais corridos. Molho de tomate é uma das coisas que considero coringa ter congelado.