Cozinha prática

Tudo o que você pode congelar – parte 2

Dando continuidade à parte 1 deste texto, sigo dizendo que ter alimentos no freezer pode salvar vidas! rs. No primeiro texto descrevi tudo o que acho essencial manter rotineiramente congelado, para ajudar na praticidade do dia a dia. Agora vou dizer tudo o que acho que também pode ser muito útil, mas que para ter em estoque é provável que você precise de um pouco mais de planejamento do que só cozinhar um tanto a mais.

Ingredientes para sucos mistos de frutas e vegetais

Muita gente adora tomar um suco misto (ou como gostam de chamar, suco verde) no café da manhã. Mas eu sei que os minutos antes de sair de casa muitas vezes são cronometrados, então investir um pouco de tempo para deixar as coisas mais encaminhadas pode ser a chave para dar certo.

Vegetais

Os gelos de couve são os mais comuns para fazer suco verde ou sucos mistos de frutas e vegetais. Mas dá para fazer com vários outros vegetais também: é só bater o vegetal cru no liquidificador com um pouco de água até formar um purê. Depois, colocar em forminha de gelo (preferencialmente com tampa) e congelar. Há quem solte os gelos e guarde em um saco tipo ziploc, o que pode ser bom para economizar espaço no freezer.

couve congelada
Gelinhos de couve batida para usar em sucos

Frutas

As frutas também podem ser guardadas no freezer em formas de gelo (em purê, como os vegetais) ou picadas em cubinhos. É prático ter vários “sabores” de gelo para fazer um suco misto. A opção de comprar polpas de fruta congeladas para este fim também funciona bem.

Banana verde

banana verde congelada
Banana verde congelada com casca, também para sucos

Eu já falei algumas vezes aqui sobre a biomassa de banana verde, que é um alimento funcional riquíssimo em fibras. Mas recentemente descobri que a própria banana verde (sem precisar cozinhar e fazer a biomassa) também pode ser utilizada com as mesmas finalidades. Por isso, agora tenho sempre no freezer bananas verdes, cortadas em 3, e congeladas. Na hora de fazer o suco, é só bater junto! Eu congelei com a casca, mas você também pode congelar sem, se preferir. Só lembrando que a casca vai escurecer depois de congelada, mas isso não muda o valor nutricional da banana.

Sucos já prontos

sucos congelados
Sucos naturais de frutas e vegetais, congelados

 

Também tem a possibilidade de bater o suco que você quiser e congelar em garrafinhas. E então, será preciso tirar do congelador 1 dia antes ao que for consumir, e depois de descongelado, o suco já está pronto para tomar.

 

Frutas maduras

Essa é uma dica que eu já uso há bastante tempo. As frutas que estão maduras demais, naquele ponto que “precisa comer hoje”, no geral vão para o freezer na minha casa. Serão sempre úteis depois para fazer um suco ou um sorvete caseiro (que eu já mostrei aqui).

Pão

pão congelado
Pão de fermentação natural fatiado e congelado

Tenho tido o hábito de comprar pães de fermentação natural que, para quem não conhece, são normalmente vendidos em unidades grandes e por não terem conservantes, logo ficam embolorados. Então no geral, eu fatio o pão e congelo, para poder descongelar só a fatia que vou consumir na hora – e o restante fica no freezer. Pão francês e pão de forma convencional também podem ser congelados, e ficam ótimos depois quando vão direto para o forno, frigideira ou torradeira.

 

Molho de tomate e caldo de legumes

molho de tomate congelado
Molho de tomate caseiro congelado

Estes são daqueles que eu também sempre faço um pouco a mais para poder congelar. Sempre poder ter à mão um caldo de legumes ou de carne caseiros para preparar um risoto ou uma sopa, pra mim, não tem preço! Este na foto é um molho de tomate caseiro e reforçado que fiz outro dia, e logo aproveitei para congelar também.

 

 

 

 

Escrever sobre congelamento só reforçou na minha cabeça o quanto se alimentar de forma saudável e variada depende muito de planejamento. Espero ter também passado esta ideia para você e te inspirado a usar mais do freezer da sua casa!