Receitas

Quiche integral

Atendendo à pedidos, hoje vai a receita da massa de quiche integral. Esta é uma receita que encontrei há algum tempo na internet, mas nunca a tinha colocado em prática. Nesta semana, finalmente deu certo de eu ter todos os ingredientes à mão e tempo para testar, e posso dizer que valeu a espera.

Achei uma massa bem versátil que pode ser adaptada, além da possibilidade de vários recheios.

Massa

Para a massa, misturei 200g de farinha de linhaça dourada, 200g de farinha de aveia, 300g de inhame amassado (foi 1 e 1/2 unidade grande), 2 colheres de sopa de farinha de arroz e 6 colheres de sopa de azeite.  Temperei a massa com sal e um pouco de pimenta do reino – mas também deve ficar bem temperada com ervas secas como orégano, alecrim e manjericão, por exemplo.

Misture todos os ingredientes com a mão, até que a massa fique homogênea e fácil de moldar. Parece que não vai dar certo, que vai ficar muito seca…. Até pensei em colocar mais azeite, ou um pouco de água do cozimento do inhame. Mas não precisou, e no fim, deu certo!

farinha de linhaça
Farinha de linhaça
farinha de aveia
Farinha de aveia
massa com inhame
Inhame amassado
farinha de arroz
Farinha de arroz
massa de quiche integral
Massa pronta
massa de quiche integral
Massa na forma

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pincelei um pouco de azeite na forma redonda de vidro, e coloquei a massa sobre ela. Fui amassando ali mesmo, de forma que a massa ocupasse todo o fundo da forma, e subisse um pouquinho pelas laterais. Eu usei uma forma de vidro, mas acredito que aquelas específicas para quiche ou com fundo removíveis também sejam boas.

Sobrou um pouco de massa, que usei em forminhas de cupcake para fazer versões “coquetel” do quiche.

Levei para assar por 20 minutos em forno pré aquecido a 180ºC. Tirei do forno, e deixei esfriar um pouco antes de colocar o recheio.

Recheio

A minha ideia original era fazer com frango desfiado. Mas não tinha. Então fiz um apanhado dos legumes que tinha na minha geladeira. Piquei 1 1/2 abobrinha em cubos pequenos, 2 cenouras e misturei com 300g de ervilha e 3 colheres de sopa de azeitona. Refoguei com um pouco de manteiga e cheiro verde. Acrescentei 2 colheres de sopa de creme de ricota e acertei o sal.

Coloquei o recheio na massa do quiche, ralei um pouco de queijo parmesão, e levei para gratinar no forno por mais 20 minutos.

quiche integral  quiche integral quiche integral

 

Variações

  • O inhame pode ser substituído por qualquer outro tubérculo: batata doce, mandioquinha, batata inglesa, mandioca… Escolhi o inhame porque gosto muito, e acho que tem um sabor neutro. Mas eu acredito que a massa também deva ficar incrível com as outras opções.
  • O recheio pode ser feito com qualquer coisa! Pode ser frango desfiado, pode ser atum, podem ser legumes variados, pode ser palmito, pode ser alho poró e ricota, brócolis e mussarela de búfala… Enfim, a ideia é usar a criatividade e/ou o que tiver na geladeira! rs