Uma das formas mais interessantes de garantir uma alimentação saudável e variedade de nutrientes é prestando atenção ao colorido do prato todos os dias.
Parece até uma regra boba, uma espécie de brincadeira usada para estimular as crianças a manter uma alimentação variada. Mas a verdade é que um prato colorido é, de fato, muito mais saudável do que uma refeição monocromática.
O que dá cor ao prato?
Os responsáveis por dar cor aos alimentos são compostos bioativos. Compostos bioativos são substâncias presentes em frutas e vegetais e que trabalham em favor da nossa saúde e bom funcionamento do organismo como um todo. Alguns compostos bioativos conhecidos são isoflavonas, carotenoides, resveratrol, catequinas, e cada um deles promove um benefício específico à saúde. Ou seja, a cor dos alimentos é fator importante na alimentação saudável e para garantir uma boa variedade de nutrientes e os mais diversos benefícios à saúde, é preciso investir em pratos bem coloridos.
O ideal é que as duas refeições maiores do dia (almoço e jantar) tenham cinco cores e que as menores (café da manhã e lanches) tenham pelo menos três.
Entenda abaixo como cada cor atua em nossa saúde e em nossos corpos:
Diante de tantos benefícios, fica claro que um bom primeiro passo para quem quer uma alimentação mais saudável é bem simples: colorir as refeições. Para isso, é preciso prestar atenção nas cores que já estão regularmente presentes nas suas refeições para que você possa incluir, com consciência, aquelas cores que normalmente não fazem parte do seu menu.