Receitas

Sopa de quinoa

Voltei de férias nesta semana, e voltei inspirada! 🙂 Estive no Chile e uma passadinha rápida na Bolívia, onde pude conhecer várias formas de preparo da quinoa (ou quinua). Trata-se de uma semente nativa da Cordilheira dos Andes, cultivada há mais de 5 mil anos! Atualmente, os maiores produtores de quinoa são o Peru e a Bolívia, principalmente pelas condições climáticas – altitude, alta radiação solar, e temperaturas baixíssimas no inverno. A Bolívia é a principal exportadora de quinoa, e tem campos enormes de plantação, em mais variedades do que conhecemos por aqui. Infelizmente na época que estive por lá, a colheita já tinha sido feita, e a terra estava em descanso, por isso não consegui ver nenhuma plantação.

plantação quinoa
Plantação de Quinua Real em Uyuni no Altiplano Boliviano, 3653m de altitude. Ao fundo o monte Tunupa. Foto e legenda de Chef Gaby Antezana (http://www.chefgabyantezana.com.br/tag/quinoa/)

Fato é que durante minha estadia de 3 dias na Bolívia tive a oportunidade de comer bastante quinoa! Entre as preparações que provei, tomei uma sopa de quinoa que achei incrível! Na hora já fiquei tentando identificar os sabores para tentar repetir a sopa em casa. Mas descobri que esta sopa é um prato típico boliviano, e existem muitas formas de preparar. Então depois de ter olhado algumas receitas na internet, e usando minha memória gustativa, adaptei uma receita que eu adorei!

A receita

Refoguei 1 cebola e 2 dentes de alho em um pouco de azeite, e coloquei 3 filés de frango picados em cubos com alguns raminhos de tomilho fresco para refogar. Deixei refogando com a panela aberta (para não acumular água) até que o frango estivesse totalmente cozido. Depois, coloquei 1/2 xícara de quinoa branca, sal, 2 xícaras de água, e deixei cozinhar um pouco, para que a quinoa pegasse o sabor do frango e do tomilho. Enquanto isso, descasquei e piquei 1 cenoura e 1 mandioquinha. Coloquei na panela da sopa, com mais 2 xícaras de água, e deixei cozinhar até que os legumes ficassem cozidos. Servi depois com um pouco de salsinha e cebolinha por cima. Ficou muito gostosa!

Observações

A quinoa é um grão que tem um sabor bem delicado, e que na minha opinião, combinou muito com o tomilho. Na sopa que tomei, os legumes estavam ralados, o que achei que respeitou mais a delicadeza e harmonia da sopa, do que picá-los como eu piquei. Então este pode ser um detalhe importante.

Quinoa

A quinoa ganhou destaque recentemente pelo seu altíssimo valor nutricional. É uma semente que tem principalmente quantidades altas de proteínas, além de fibras, vitaminas, ômega 3 e 6 e antioxidantes. Mas o que mais me chama a atenção na quinoa não é (só) seu valor nutricional, mas principalmente a versatilidade. A quinoa pode ser preparada como arroz, pode complementar salada, pode estar no lugar de trigo para quibe, pode estar em flocos e ser usada em substituição à aveia… enfim, são muitas as possibilidades.

Espero que gostem da sopa tanto quanto eu gostei!