Receitas

Tabule

Nesta semana postei no stories, no Instagram que estava me organizando para preparar um tabule para o jantar. Apesar de gostar bastante, e saber que não era algo difícil de ser feito, eu nunca tinha feito em casa. Busquei algumas receitas na internet e fiz uma versão adaptada aos ingredientes (e tempo) que eu tinha.

Ficou bem gostoso, é uma receita leve e fresca, ótima para os dias quentes. O trigo para quibe é um carboidrato de muito alto valor nutricional, rico em fibras e nutrientes.

tabule
Tabule – Nutrir Bem

A receita:

1 xícara de trigo para quibe

1 pepino sem casca cortado em cubos pequenos

1 caixinha de tomate cereja picado em 4 (aproximadamente 200g)

1/2 cebola branca picada em cubinhos pequenos

1/2 cebola roxa picada em cubinhos pequenos

1/2 maço de hortelã

O trigo para quibe precisa ser hidratado. A principal recomendação é deixá-lo hidratando por pelo menos 2h em água o suficiente para cobrir o trigo. Mas eu não tinha esse tempo todo de preparo… então li na internet que uma forma rápida de hidratar seria cobrir o trigo em água quente e deixar o tempo suficiente até que a água esfriasse. Resolvi tentar desta forma, e deu certo!

Depois do trigo já hidratado, é preciso escorrer o excesso de água. Tentei de várias formas, e o que funcionou de verdade foi colocar em um pano de prato limpo e apertar bem com as mãos para tirar a água.

Com o trigo já hidratado e escorrido, é só misturar os demais ingredientes e temperar à gosto! Eu usei hortelã, azeite, limão e sal. Mas você pode temperar com as ervas que quiser – salsinha, cebolinha, manjericão… Os legumes do tabule também podem ser variados de muitas formas. Imagino que com pimentão e azeitona, por exemplo, também fique ótimo!

O trigo para quibe também pode ser substituído por quinoa cozida – como fiz na receita de quibe de abóbora.

Enfim, vocês sabem, eu pratico muito a culinária intuitiva, e acho que receitas nos devem servir como base, mas o divertido mesmo é inventar a sua versão!

Espero que gostem!